Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Investigando áreas e ângulos em triângulos
Plano 1 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do Teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
Objetivos específicos
Identificar o triângulo retângulo como o caso em que ocorre a igualdade da soma das áreas menores com a área sobre o lado maior (Hipotenusa)
Conceito-chave
Exploração intuitiva do Teorema de Pitágoras.
Recursos necessários
- Computador
- Software GeoGebra
- Projetor
- Lápis, régua e compasso
- Malha quadriculada
- Atividades impressas
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar o triângulo retângulo como o caso em que ocorre a igualdade da soma das áreas menores com a área sobre o lado maior (Hipotenusa)
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Título:
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Projete ou leia o objetivo para a turma. É importante que fique claro o que se pretende alcançar com as atividades da aula.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Discussão com a turma: Verifique se a turma domina os conceitos de ângulos, triângulos e área:
- O que é ângulo?
- Qual a característica fundamental de um triângulo retângulo?
- O que é área? Como se calcula a área de um quadrado?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO