Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Determinando o comprimento de diagonais no espaço (Cubo e Paralelepípedo)
Plano 7 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
Objetivos específicos
Utilizar o Teorema de Pitágoras para determinar o comprimento de diagonais no espaço.
Conceito-chave
Utilização do Teorema de Pitágoras como conceito auxiliar no cálculo do comprimento das diagonais do cubo e do paralelepípedo.
Recursos necessários
- Lápis, régua
- Palitos de churrasco
- Estilete
- Pequenas esferas de isopor
- Atividades impressas.
Conhecimentos Prévios
- Teorema de Pitágoras
- Cubo, paralelepípedo e seus elementos
- Ângulos
- Perpendicularidade
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar o Teorema de Pitágoras para determinar o comprimento de diagonais no espaço.
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula de forma clara, de modo que os alunos percebam o que se deseja alcançar com as atividades a serem desenvolvidas na aula. O professor poderá, caso disponibilize de tempo, utilizar uma caixa de papelão ou usar o ambiente da sala de aula para ilustrar o espaço tridimensional com os alunos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quantas dimensões possui uma caixa ?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO