Plano de Aula

Plano de aula: Determinando o comprimento de diagonais e alturas no plano.

Plano 6 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações

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Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.

Objetivos específicos

Utilizar o Teorema de Pitágoras para determinar o comprimento de diagonais e alturas no plano.

Conceito-chave

Utilização do Teorema de Pitágoras como conceito auxiliar no cálculo da altura do triângulo equilátero de no cálculo da medida da diagonal do quadrado.

Recursos necessários

  • Lápis, régua e esquadro.
  • Atividades impressas.

Conhecimentos Prévios

  • Triângulos e classificação quanto a medida dos lados
  • Definição de alturas de triângulos
  • Quadrado e seus elementos

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Utilizar o Teorema de Pitágoras para determinar o comprimento de diagonais e alturas no plano.

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula de forma clara, de modo que os alunos percebam o que se deseja alcançar com as atividades a serem desenvolvidas na aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quando um segmento interno a um triângulo é denominado altura deste triângulo?

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