5 práticas inspiradoras para a Educação Infantil
Selecionamos atividades que desenvolvem diferentes conceitos e habilidades para replicar com os pequenos ou inspirar novas práticas no seu planejamento
POR: Laís SemisO contato com experiências realizadas por professores e coordenadores pedagógicos pode ajudar não só a inovar o repertório, mas também ampliar as percepções sobre diferentes materiais, formas de desenvolvimento e observação. NOVA ESCOLA traz uma área exclusiva e gratuita mediante cadastro com experiências sobre inclusão, gênero, alfabetização, tecnologia, Educação Infantil, Arte, Ciência, Geografia, História, Língua Portuguesa, além das realizadas pelos Educadores Nota 10.
LEIA MAIS Especial nome próprio: atividades e intervenções
LEIA MAIS Há espaço para a Matemática na Educação Infantil?
As práticas contêm explicações sobre a proposta, destacando os objetivos, conceitos trabalhados e as competências e habilidades desenvolvidas nela. Há indicações também de estratégias, registros e atividades a serem desenvolvidas, além de referências bibliográficas para quem quer saber mais sobre a temática abordada. Selecionamos cinco experiências que podem ser replicadas com a sua turma ou então inspirar a elaboração de outras atividades:
1. Um dicionário virtual feito pelas crianças. Os pequenos já nasceram em contato com a tecnologia. Que tal levá-los para a sala de informática para trabalharem os nomes próprios? Essa atividade tão comum à pré-escola pode ganhar um novo formato e atrair ainda mais a atenção da turma.
2. Práticas para exercitar a imaginação das crianças. Que criança não gosta de colocar a mão na argila, brincar de faz de conta, explorar materiais diversos e construir objetos a partir deles, repensando o uso do que é cotidiano e se apropriando de formas criativas? Neste link, você encontra atividades para trabalhar cada um desses pontos.
3. A arte da reinvenção. As experiências sensoriais têm um papel importante nos percursos de desenvolvimento dos pequenos. Para trabalhar esse ponto, a atividade sugere conectar a sensibilidade das crianças à esfera artística a partir da arte contemporânea, por sua pluralidade.
4. Vamos brincar de fazer de conta. Este poderoso instrumento de desenvolvimento da capacidade imaginativa e criativa da criança ajuda também a desenvolver a linguagem verbal e interação com os colegas. Os materiais usados nessa prática podem ser bem diversos e o professor pode começar por itens já disponíveis na sua sala.
5. A turma vai pôr a mão na argila. A argila é um material muito flexível para criar formas reais e imaginárias. Além de modelar, é possível combiná-la com pintura e desenho. Veja o que você precisa para colocar essa ideia de pé e o que observar no desenvolvimento da atividade.
Não é professor de Educação Infantil mas também se interessa em conhecer práticas inspiradoras? Acesse o banco completo de práticas aqui.
Tags
Aprofunde sua leitura
Assuntos Relacionados