Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_18PES07
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e painel de soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, abaixo estão apresentadas propostas para que realize este plano de aula de maneira remota. É indicado, porém, que procure organizar momentos com grupos menores, para que possa conduzir as discussões, realizando as intervenções necessárias nas diversas partes da aula.
Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões que seguem.
Aquecimento
Aula síncrona: realize o aquecimento como sugerido no plano de aula. Apenas com a diferença que irá apresentar outras tabelas nutricionais, mas não em seu suporte original. Faça imagens para apresentar ou peça que os alunos tenham um produto, em mãos, para ler a tabela, individualmente. Peça que alguns compartilhem.
Aula assíncrona: encaminhe, imagem digital ou impressa, do slide e orientações às famílias, com as questões do Discuta com a turma, para que explorem a situação. Indique que mostrem as tabelas nutricionais de outros produtos que tenham em casa e leiam com as crianças. Não há necessidade de realizar registro.
Atividade principal
Aula síncrona: A sugestão da atividade é que trabalhem em duplas, porém pode ser realizada individualmente. Para tanto, envie as frutas em tamanhos bem menores, assim poderão fazer a classificação e colar numa folha ou no caderno. Realize o restante da atividade, como está indicado no plano de aula. Se os seus alunos não conseguem imprimir a atividade, peça que desenhem as frutas e recortem, separando-as uma a uma. Depois podem desenhar a tabela na mesma folha ou em seguida, no caderno.
Aula assíncrona: A proposta da atividade é que trabalhem em duplas, porém farão individualmente. Portanto, envie as frutas em tamanhos bem menores, assim poderão realizar a classificação e colar numa folha ou no caderno. Encaminhe a imagem da atividade, com a comanda e a tabela. Se os seus alunos não conseguem imprimir a atividade, peça que desenhem as frutas e recortem, separando-as uma a uma. Depois podem desenhar a tabela na mesma folha ou em seguida, no caderno. As orientações às famílias, devem conter explicações de como proceder e questões (do Discuta com a turma), para que explorem, com as crianças, as diversas maneiras de classificar as frutas, dando nomes às categorias: tamanho, cor, sabor, etc. Envie junto a tabela com o critério “tamanho”, para que façam com as crianças antes de preencherem a tabela da atividade.
Painel de soluções
Aula síncrona: faça a proposta como apresentada no plano de aula. Alguns alunos podem socializar como pensaram.
Aula assíncrona: peça que façam mais duas tabelas, preenchendo-as com outros critérios. Mande questões do Discuta com a turma, para que conversem e comparem as informações das três tabelas preenchidas. Solicite que te enviem as atividades, digitalmente ou não, conforme os combinados.
Encerramento
Aula síncrona: realize o fechamento da aula conforme indicado no plano de aula.
Aula assíncrona: após receber as atividades dos alunos, encaminhe uma devolutiva e apresente as aprendizagens da aula (com base no slide de Encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.