Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_18PES10
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e painel de soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula da maneira como está apresentada, porém, procure organizar momentos com grupos menores, para que possa conduzir as discussões, realizando as intervenções necessárias nas diversas partes da aula (Retomada, Atividade principal e Painel de soluções). Se os seus alunos não conseguem imprimir a atividade, peça que copiem a tabela e escrevam qual é o gráfico correspondente. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões a seguir:
Retomada
Encaminhe, imagem digital ou impressa, do slide da retomada e indicações às famílias, para que leiam e conversem com as crianças sobre o uso de tabelas para organizar a marcação de pontos de um jogo. Mandem também as questões do Discuta com a turma, para orientar a conversa. Não há necessidade de realizar registro.
Atividade principal e Painel de soluções
Envie a imagem do primeiro slide da atividade principal e orientações para que conversem com o aluno com base nas questões do Discuta com a turma, para contextualizar sobre o tipo de texto da atividade. Encaminhe a imagem, digital ou impressa, da atividade, com orientações às famílias, para que leiam o texto com as crianças. Solicite que leiam novamente enquanto os alunos vão preenchendo a tabela e, depois, explorem os dados numéricos do texto e a organização da tabela. Para tanto, envie as questões do Discuta com a turma, referente ao slide com o texto e a tabela. Então, devem seguir para a segunda parte da atividade, em que devem determinar qual gráfico é o correspondente à tabela. As crianças devem observar os dois gráficos e analisá-los, para isso os familiares podem ajudar conversando com base nas questões do discuta com a turma (slide dos gráficos).
Mande também as questões do Discuta com a turma, do painel de soluções, para que respondam por escrito e te encaminhem juntamente com a atividade. O adulto que estiver acompanhando poderá ser o escriba, se necessário.
Observação: Se os seus alunos não conseguem imprimir a atividade, peça que copiem a tabela e escrevam qual é o gráfico correspondente.
Encerramento
Após receber as respostas dos alunos e as explicações, encaminhe uma devolutiva e apresente as aprendizagens da aula (com base no slide de Encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.