Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, foque na atividade principal e discussão das soluções. Lembre-se da relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirarem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens, e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Caso esteja em uma aula síncrona, realize a proposta do plano de aula da maneira como está apresentada. Porém, organize momentos com grupos menores para realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Se os alunos não conseguirem imprimir a atividade, peça para registrarem apenas a resposta. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, siga as sugestões abaixo.
Se a aula for assíncrona, solicite a participação de um adulto da família para orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões a seguir.
Aquecimento
Encaminhe a imagem do gráfico, a comanda e as questões sugeridas no Discuta com a Turma do plano de aula, orientando as famílias para mostrarem a figura e lerem a comanda. Peça para conversarem um pouco e orientar a criança explicando que será preciso completar o gráfico até chegar em 21 quadradinhos pintados, sendo que o gráfico verde (10) representa as pessoas que gostam de alimentos salgados. Solicite que leiam cada questão e discutam.
Atividade principal e Painel de soluções
Para contextualizar a atividade principal, envie os textos dos slides 3, 4 e 5, como se fosse uma história, e peça para lerem junto com a criança antes da atividade. Encaminhe às famílias as orientações e questões (propostas no Discuta com a Turma), para que possam conversar com as crianças. Envie a imagem da atividade, via digital ou impressa, conforme documento do plano de aula. Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, peça para desenharem o gráfico e escreverem as respostas. Indique ao familiar que, após fazer a atividade, o aluno deve explicar como fez para resolver. Ele pode gravar a resposta e enviar em áudio ou vídeo, ou escrever o que o aluno explicar e enviar com a resolução da atividade.
Encerramento
Após receber as respostas dos alunos e as explicações, encaminhe uma devolutiva e apresente as aprendizagens da aula (com base no slide de Encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Enfatize que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.