Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, foque na atividade principal e discussão das soluções. Lembre-se da relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirarem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens, e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Caso esteja em uma aula síncrona, realize a proposta do plano de aula da maneira como está apresentada. Porém, organize momentos com grupos menores para realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Se seus alunos não conseguirem imprimir a atividade, altere a comanda e peça para escreverem ou desenharem a brincadeira com mais votos e, abaixo, a com menos votos. Feche a aula com o Encerramento. Para o Raio X, siga as sugestões abaixo.
Se a aula for assíncrona, solicite a participação de um adulto da família para orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões a seguir.
Aquecimento
Encaminhe as imagens dos gráficos e as questões sugeridas no plano de aula, orientando as famílias para mostrarem as figuras e conversarem com as crianças com base nas questões.
Atividade principal e Discussão das soluções
Envie aos alunos a imagem da atividade, via digital ou impressa, conforme documento do plano de aula. Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, altere a comanda e peça para escreverem ou desenharem a brincadeira com mais votos e, abaixo, a que receber menos.
Para os familiares, faça uma sequência com as imagens dos slides da atividade principal junto com as indicações do que discutir com os alunos em cada um. Dê algumas explicações básicas (simplificando ao máximo as orientações) e envie as questões referentes a cada, para que conversem com as crianças antes de realizarem a atividade.
Após fazer a atividade, peça para ajudarem os alunos a responderem algumas questões, se necessário, como leitores e escribas. Solicite que as encaminhem para você junto com as respostas da atividade principal:
1. COMO DESCOBRIRAM QUAL BRINCADEIRA OBTEVE MAIS VOTOS? E A BRINCADEIRA COM MENOR QUANTIDADE DE VOTOS?
2. SEM PRECISAR CONTAR AS FIGURAS DE CADA BRINCADEIRA, PODEMOS SABER QUAL BRINCADEIRA OBTEVE MAIS E MENOS VOTOS? COMO?
3. SE COLOCÁSSEMOS NÚMEROS EM ALGUM LUGAR, NOS AJUDARIA PARA SABER EXATAMENTE A QUANTIDADE DE BRINCADEIRAS ESCOLHIDAS?
4. É POSSÍVEL FAZER ISSO COM AS OUTRAS BRINCADEIRAS?
5. QUAIS OUTROS TÍTULOS PODERÍAMOS SUGERIR PARA A PROFESSORA?
Encerramento
Após receber as tabelas com as respostas dos alunos, encaminhe uma devolutiva e apresente as aprendizagens da aula (com base no slide de Encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Enfatize que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.