Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_18PES09
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e painel de soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula da maneira como está apresentada, porém, procure organizar momentos com grupos menores, para que possa conduzir as discussões, realizando as intervenções necessárias nas diversas partes da aula (Retomada, Atividade principal e Painel de soluções). Se os seus alunos não conseguem imprimir a atividade, peça que criem os desenhos conforme a comanda e as informações da tabela. As atividades com propostas para duplas podem ser realizadas individualmente. Feche a aula com o Encerramento. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões a seguir:
Retomada
Encaminhe imagem digital ou impressa do slide da retomada e orientações às famílias, para que leiam e conversem com as crianças sobre o uso de tabelas e a leitura dos dados, tendo como base as questões: é possível usar tabelas assim em outros jogos? Para que são utilizadas tabelas nesse caso? O que podemos saber através dessa tabela? Quem está ganhando o jogo? Não há necessidade de realizar registro.
Atividade principal e Painel de soluções
Envie a imagem da atividade com orientações às famílias, para que explorem, com as crianças, as informações da tabela antes que realizem a atividade. Para tanto, dê subsídios: o propósito da atividade e questões (Discuta com a turma), para que conduzam essa análise. Caso tenham recebido a atividade digitalmente e não possam imprimir, indique que criem os desenhos conforme a comanda, atendendo às informações da tabela. Mande também as questões do Discuta com a turma, do painel de soluções, para que respondam e te encaminhem juntamente com a atividade. O adulto que estiver acompanhando poderá ser o escriba, se necessário.
Encerramento
Após receber as respostas dos alunos e as explicações, encaminhe uma devolutiva e apresente as aprendizagens da aula (com base no slide de Encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.