Plano de Aula

Plano de aula: As cidades - mudanças e permanências ao longo dos tempos

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças e permanências

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cartolina branca para confecção de cartazes para grupos de até 5 alunos. Lápis de colorir, giz de cera ou caneta hidrocor. Computadores/ notebooks ou tablets para pesquisa. Caso não tenha disponível - livros e enciclopédias previamente selecionadas que tragam informações sobre Ouro Preto e Parintins.

Material complementar: links para impressão do material proposto na aula.

Imagens contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hdA9Yjp6rttWzrhR62CbsCJBmV68G95cUDQSVcD59pWXUwJDjwdGP5umhc2K/his4-01und04-imagens-contexto.pdf

Textos Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DT48sf8zaJGh8pA4tMS3HDXK3pnD8hSsahGWPkamrwgVM8M6KHrZSttB76hr/his4-01und04-textos-problematizacao.pdf

Imagens problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CYbQhdr7NdRZVKFWhbU59FUrJMD3gJXA7mK3JxejjE7QNnxFwu4EdnpW4Nra/his4-01und04-imagens-problematizacao.pdf

Para você saber mais: Links de acesso aos sites que retratam as cidades trabalhadas nesta aula.

Sobre Salvador: http://www.cidade-salvador.com/ (Acesso em 16 de março de 2019)

Sobre a cidade e atividades econômicas: http://www.salvadorbahiabrasil.com/economia-salvador.htm (Acesso em 16 de março de 2019)

Para conhecer mais sobre Parintins
Texto completo - http://portaldoamazonas.com/parintins-a-ilha-encantada-do-amazonas-e-terra-do-boi-bumba (Acesso em 16 de março de 2019)

Para conhecer mais sobre Campo grande
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Campo-Grande-day.jpg (Acesso em 16 de março de 2019)

Para conhecer mais sobre Ouro Preto
https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/ouro-preto (Acesso em 16 de março de 2019)

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos. Caso não possua projetor, ele poderá ser escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre o que pode ter mudado na sua cidade com o decorrer do tempo. Pergunte rapidamente ao grupo:

Será que toda as cidades brasileiras mudaram após sua fundação?

O que mais se transformou?

Como eram as ruas? Como eram as moradias?

Guarde as respostas para o contexto da aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA