Plano de Aula

Plano de aula: Sujeito histórico: mudanças e permanências no cotidiano

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças e permanências

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você se planeje.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Folhas de papel A4 dividida em 4 partes
  • Duas folhas de papel Kraft e/ou tabela complementar que pode ser impressa ou copiada no caderno.

Material complementar: Links relativos aos materiais complementares citados no plano

1 - Contexto (imagens)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FuycE9vUbF8ubFJyFfyMSseKapVBMS5svn83uJq3NKXc9YY79V6fsrPMqHkt/his4-01und01-contexto-imagens.pdf

2 - Problematização (carta da avó) -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGUy6Z9funsRxJSAbZzPcK8mrEyGDrxSsAp4xGFD8CCnRgKv6RsaPD4W73sB/his4-01und01-problematizacao-carta-da-avo.pdf

3 - Problematização (carta do neto) -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jMM3nmNErmSPNJGH7N2wD89NTdES3aS4CHbj3EPsNSHTP3cB2YaGRVTUkyvx/his4-01und01-problematizacao-carta-do-neto.pdf

4 - Problematização (imagens)-

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/byu2gCygqNYCfMW3BYXwy2ZsYMRk57X7R6J68GVwJNNHMXdQXkmz3Z9u9w2c/his4-01und01-problematizacao-imagens.pdf

5 - Sistematização (tabela de registro) -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6cA6s7zdkKuPR7pVGywqVuUVyM2BTNwE9wXXWm9yR4awK8vttePkzQ7e6nCw/his4-01und01-sistematizacao-tabela-de-registro.pdf

Para você saber mais:

Neste link são sugeridos alguns textos produzidos por crianças que mostram mudanças e permanências no modo de vida das pessoas dos séculos citados. https://3bconstruindosonhosesaberes.wordpress.com/estudo_meio/anti_hoje/

Reportagem curta que retrata um grupo de lavadeiras de Almenara: https://www.youtube.com/watch?v=Biw2x12VEbg

Ensaboa (Cartola) por Clementina de Jesus - https://www.youtube.com/watch?v=q9lexBEolSg

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide para os alunos. Caso não possua projetor, ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre como a comparação poderá ser feita, que pessoas serão essas e que tempos e espaço serão abordados. Possibilite que os alunos levantem hipóteses nesse momento.

Para você saber mais: Perceba que o plano de aula abarca algumas mudanças ocorridas na sociedade ao longo dos dois últimos séculos. É importante que o aluno se perceba como sujeito histórico, considerando as mudanças e permanências ocorridas ao longos dos tempos, capaz de fazer história e transformar seus espaços e sua forma de vida. Constitui foco desta aula a análise de algumas mudanças ocorridas, ou não, na vida de crianças na faixa etária trabalhada. Tem como intenção mostrar a vida de uma avó, criança na década de 60, e de seu neto de 8 anos, na atualidade, traçando um comparativo entre as brincadeiras da infância, a organização da escola e da residência.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados