Plano de Aula

Plano de aula: Comunidades indígenas brasileiras através do tempo: mudanças e permanências

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças e permanências

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula está prevista uma aula híbrida, no modelo de rotação por estações. Caso não possua computadores e internet em sua escola, a aula é apresentada também em versão offline.

Materiais necessários: Se a atividade for online - Computadores conectados à internet, textos anexos impressos (Problematização, estação 2), lápis colorido e papéis no tamanho de ¼ de folha A4.

Se atividade for no painel - Folhas de papel kraft ou cartolina, pincéis, textos anexos impressos (Problematização, estação 2), lápis colorido e papéis no tamanho de ¼ de folha A4.

Material complementar: Links relativos aos materiais complementares citados no plano:

Contexto: Lenda do guaraná - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sRwNHEsww6BQShaVcs87PAYK6pRDhNUqup6fqQbKAeuMVeFFayUPb6ZvtXPY/his4-01und03-contexto-a-lenda-do-guarana.pdf

Problematização: Estação 1 (Texto para painel): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JG5YhVYbCuZnbMWRj3enkk63rKEjkTtAxUTJAqpjgcD8eq7v9J5esGFkrVHB/his4-01und03-problematizacao-estacao-1.pdf

Problematização: Estação 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J2VVbaWHqQ7Xcjw8APV7peCZwXqu8HX9wptQCuWeJW3YGq8Df558Umdw8WKr/his4-01und03-problematizacao-estacao-2-texto.pdf

Problematização - Estação 2 (imagens) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/299cQYh6JS6ca8BDhNxc4FqaArVCgHUTnWjmpfBHwn8JFqgUdEWYqkKhAhfr/his4-01und03-problematizacao-estacao-2-fotos.pdf

Caso julgue interessante, ao final da aula, ouça com seu grupo Chegança, de Antônio Nóbrega: https://www.youtube.com/watch?v=vIwP2TsKee4

Em seguida discutam sobre o impacto da chegada dos portugueses no Brasil, na vida das comunidades indígenas que aqui viviam. Aproveite a letra da música para explorar com seu grupo as comunidades indígenas que integram a população brasileira e sua diversidade.

Para você saber mais:

Antes de iniciar os assunto, para diferentes informações sobre povos indígenas, acesse o site: https://mirim.org/pt-br

Para ampliar seus conhecimento sobre as narrativas míticas leia: https://mirim.org/como-vivem/mitos

Caso queira apresentar ao grupo outra narrativa, acesse: Mitos e Lendas da Cultura Indígena. Disponível em: <http://prodoc.museudoindio.gov.br/noticias/retorno-de-midia/68-mitos-e-lendas-da-cultura-indigena>. Acesso: 09 dez. 2018.

Para conhecer sobre o Ensino Híbrido acesse:

Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Fundação Lemann. Disponível em: <https://fundacaolemann.org.br/noticias/ensino-hibrido?gclid=Cj0KCQiArqPgBRCRARIsAPwlHoXUHmJKOkn-vZUjjA_AGeiA0IKq5NNMQroBjvcXpLc8zn13mzPo1BEaAiklEALw_wcB>.

Para conhecer e construir sobre documentos Google, acesse:

Criando e editando documentos colaborativos com o Google Docs. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QrTZ_ThXCko>.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre o que pode ter mudado nas sociedades indígenas nos últimos tempos, que pessoas serão essas e que tempos e espaço serão abordados? Possibilite que os alunos levantem palpites nesse momento.

Para você saber mais: Acesse o site: https://mirim.org/pt-br

Navegue pelas abas da parte superior para conhecer um pouco da história dos primeiros povos indígenas no Brasil.

Conheça um pouco da diversidade cultural de outros povos.

Para conhecer sobre as narrativas míticas e sua importância para os povos indígenas.

Acesse: http://prodoc.museudoindio.gov.br/noticias/retorno-de-midia/68-mitos-e-lendas-da-cultura-indigena

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados