Plano de Aula

Plano de aula: Organização familiar: mudanças e permanências ao longo do tempo

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças e permanências

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade HIS4_01UND02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias das fotografias que estão no Contexto e serão recriadas na Sistematização. Papéis A4 cortados ao meio. Lápis de colorir, lápis aquarelável (caso seja do interesse do professor). Você pode solicitar fotografias dos alunos com suas famílias, caso queira aproximá-los mais da atividade propostas (parte 2 - Contexto).

Material complementar: Links relativos aos Materiais complementares citados no plano:

1- Imagens Contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7WSeCK7FZyqWCScpJ2wQ9cnVCpuTysYGxqxkDBzV2Dqr5fAyHynu5dTHPGJt/his4-01und02-contextualizacao-imagens.pdf

2 - Texto Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/btrkmHTReW6E7Ud3nkbjeuhzA9DwWjtX9XKganH9h3TfQJ4sVfpSYrkf5qmR/his4-01und02-problematizacao-texto.pdf

3 - Imagens Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vtJ8jG7rwfuwVbxnHc7GpU4tEmFyMPHKXh6h2fbHvfuCwFjXkQ2jkf54UxKw/his4-01und02-problematizacao-imagens.pdf

Para você saber mais: Caso queira aprofundar sobre a forma de vida e organização das famílias, sobretudo a vida das crianças no século passado, acesse: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1997000300005

Texto completo da Problematização: http://historiamultimidiadexapuri.blogspot.com/2009/03/vida-nas-familias-xapurienses-periodo.html

Da velha à nova família

[...]

No início do século XX, houve uma nova transição de valores, no pós-II Guerra com a emancipação sexual e econômica da mulher e na década de 70 com o movimento estudantil e a reedição da liberação da mulher (pílula). Estes novos valores colidem com forças histórico-culturais. Forças paradoxais de emancipação e reclusão se fazem presentes no fim do século XX: a família resguardada, mas não mais nuclear, pois o marido e a mulher estão fora de casa trabalhando e terceiros fazem as vezes domésticas; e a moradia, embora mais fechada, se abre para as mudanças da empregabilidade (terceirização, serviços e terceiro setor), que reeditam, em alusão ao século XVII, a casa como local de trabalho, e, contraditoriamente a casa/família se rende à violência urbana, fechando-se. Esse novo “isolamento” da casa/família pode ser notado pelos aparatos cotidianos: a) O cuidado com quem adentra a residência ou o condomínio (burgo), cercas, sistemas de vigilância, porteiros, interfones, câmeras etc. b) A transformação da casa em unidade autônoma como local de lazer e trabalho, com a implementação das diversas utilidades comunicacionais e domésticas (internet, televisão, home theater, piscina, churrasqueira, salão de festas) e dos estoques de comida (freezer).

A família pós-moderna, que está se emancipando de tantos traços dos últimos séculos, ao tentar se defender das pressões e mazelas sociais, investe seus esforços para que a casa assuma funções seculares, como resguardo (privado) e trabalho (público). A diferença em relação aos séculos passados reside em alguns elementos como abertura das relações e menores idealização e resignação diante do destino, que podem ser notadas na ampliação da capacidade de se permitir fazer escolhas.

Trecho retirado do site: http://awmueller.com/psicologia/velha-nova-familia.htm

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor, poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre como algumas famílias se organizavam antigamente. Caso tenha aplicado a aula anterior, peça aos alunos que relembrem o tempo da avó (décadas de 50/60).

Para você saber mais: Perceba que o plano de aula abarca algumas mudanças ocorridas na sociedade em meados do século XX. É importante que o aluno se perceba como sujeito histórico, considerando as mudanças e as permanências ocorridas ao longo do tempo, capaze de fazer história e transformar seus espaços e sua forma de vida. Propicie, ao longo desta aula, a reflexão dos alunos sobre sua vida e de seus familiares, o que construíram, as suas tradições e costumes. Valorize este conhecimento, mostre que esta construção faz parte da história de sua família e contribui para a história de todos.

Constitui foco desta aula a análise de algumas mudanças ocorridas, ou não, na vida das famílias das décadas de 40/50/60 e da atualidade.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados