Plano de Aula

Plano de aula: Os primeiros grupos humanos - mudanças e permanências ao longo dos tempos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças e permanências

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: papel kraft, giz de cera e fita adesiva. Projetor de slides e computador conectado à internet, caso queira projetar vídeo sugerido.

Material complementar: links para impressão do material proposto na aula.

1 - Imagem Contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZGef98ur58UtWbUNf3qbMqH2F8DpTd3ucYGnr4qRqg8NhT76PwdnawQbcta/his4-01und05-imagem-contexto.pdf

2 - Texto Problematização (deverá ser usado, caso não haja possibilidade de apresentar os vídeos) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VpgN8W96YxtRFJBdxVzQpxtVwnsPVUtBsxa5w6dp54sCaR8dWGMkbw6zRbaR/his4-01und05-texto-problematizacao.pdf

3- Imagens Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nm3G3WeYUV7c2dpzRxVFjJBxYzh3sBsjBgBEMkW8mJY55TkaYhN2pKzmKqWV/his4-01und05-imagem-problematizacao.pdf

4 - Tabela Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GyU7KZGwwsH9VxMnhCmVqeDxe3hmqGF4QXmeKhNdhnF8pazsVFpzvSNeb3cv/his4-01und05-tabela-sistematizacao.pdf

Para você saber mais: Esta aula tratará de dois períodos históricos: neolítico e paleolítico. Não é necessário aprofundar sobre esse assunto com os alunos, apenas apresentar suas características.

Para saber mais informações sobre os período paleolíticos e neolíticos, acesse: https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/texto-pre-historia.htm (Acesso em 17 de março de 2019)

Para trabalhar o papel do arqueólogo e paleontólogo acesse:

Arqueologia: https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/arqueologia/ (Acesso em 17 de março de 2019)

Paleontologia: https://super.abril.com.br/ciencia/como-fazer-carreira-em-paleontologia/ (Acesso em 17 de março de 2019)

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre como era a vida das pessoas antes da invenção da escrita e da tecnologia que conhecemos. O objetivo da aula é compreender como nossos antepassados viviam, em períodos mais remotos. Comente se já ouviram a expressão: “homem das cavernas” e peça para pensarem nessas pessoas e em como viviam.

Para você saber mais: Para saber mais informações sobre os período paleolíticos e neolíticos, acesse: https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/texto-pre-historia.htm (Acesso em 17 de março de 2019)

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA