Texto sobre Ossain
Texto sobre Ossain
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Texto “Ossain dono das ervas e médico da religião africana no Brasil” impresso para os alunos. Caso o professor venha acompanhando essa sequência de atividades, os alunos já receberam o texto na primeira aula desta sequência. Basta lembrá-los de trazer para esta aula.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Alunos com pequeno grau de autonomia na leitura e na escrita podem ter dificuldade com a atividade.
Referências sobre o assunto:
ABÍLIO, E. C.; MATTOS, M. S. de. Letramento e leitura da literatura. In; CARVALHO, M. A. F. de & MENDONÇA, R. H. (org.) Práticas de leitura e escrita. Ministério da Educação. Brasília, 2006.
KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes/Editora Unicamp, 1993.
Contos afro-brasileiros do Mestre Didi: http://revistavozes.uespi.br/ojs/index.php/revistavozes/article/view/133
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente a proposta da aula: aprofundar a compreensão do texto utilizado na aula anterior “Ossain, dono das ervas e médico da religião africana no Brasil” (link para o texto) e reconhecer as características principais do gênero, através de uma atividade de interpretação com perguntas.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOSEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).