Texto - Ossain, dono das ervas e médico da religião africana no Brasil
Texto - Ossain, dono das ervas e médico da religião africana no Brasil
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação artístico-literário / vida cotidiana / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Texto fragmentado “Ossain dono das ervas e médico da religião africana no Brasil” para cada grupo.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos com menos autonomia na leitura podem sentir dificuldade em organizar as partes do texto e necessitarem de apoio de outros colegas com um maior grau de autonomia.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, M. A. F. de & MENDONÇA, R. H. (org.) Práticas de leitura e escrita. Ministério da Educação. Brasília, 2006.
FARIA, M. Alice. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
NASPOLINI, A. T. Didática do Português. Tijolo por tijolo. Leitura e produção escrita. São Paulo: FTD, 1996.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Nesta atividade é importante perceber que, ao montar o texto, os alunos estarão mobilizando várias operações mentais que concorrem para a compreensão em leitura, como a inferência de informações implícitas. Para juntar parágrafos fragmentados, o aluno terá que verificar se há expressões ou palavras que retomam outras anteriores ou se há informações que dependam do conhecimento de outras; além disso, os alunos desenvolverão habilidades de ativar conhecimentos prévios, antecipar fatos e verificá-los em seguida, assim como produzir inferências.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOSEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).