Plano de Aula

Plano de aula: Mudando o ponto de vista de um conto popular afro-brasileiro

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias para os grupos dos trechos escolhidos para o reconto.

Informações sobre o gênero: Os contos são narrativas curtas. Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter mais dificuldade em ler o conto devido à pouca autonomia na leitura.

Referências sobre o assunto:

DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012 Acesso em 04/07/2018.

FERNANDES, A. O.; FERREIRA, K. C. S. Estudos de mitologia afro-brasileira: orixás e cosmovisão negra contra a intolerância e o preconceito. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação. Ano 3 - Edição 1 – Setembro-Novembro de 2009. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Downloads/35463-Texto%20do%20artigo-41757-1-10-20120731.pdf. Acesso em 12/09/18.

FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração. Módulo 1, Unidade 6. Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível em https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Linguagens_Codigos_Unidade_6_Seja.pdf Acesso em 24/08/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula: Individualmente, os alunos modificarão trechos de conto popular afro-brasileiro utilizado na aula anterior (Conto afro-brasileiro Versão padrão do trecho em registro informal), a fim de aplicar a diferença de ponto de vista do narrador. Caso o professor não tenha utilizado a aula P5 desta sequência, é importante conhecer o conto por inteiro para tirar eventuais dúvidas dos alunos. Aqui, ressaltamos também a importância, para o professor que não utilizou outras aulas dessa sequência, de explicar antes as especificidades do conto popular afro-brasileiro (Os contos populares são textos narrativas carregadas do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.) e do autor do texto - Mestre Didi. Segue link: Mestre Didi.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados