MARCUSCHI, Luiz Antonio_Oralidade e escrita
Plano de Aula
Plano de aula: Performance oral com reconto
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. Esse é o módulo de Oralidade - composto pelas aulas 10 (Aula 10), 11 (Aula 11) e 12. Esta aula trabalha com contos populares resgatados de comunidades Quilombolas, visto que esses são gêneros visitados na sequência. São contos de tradição oral que foram recolhidos em conversas espontâneas e foram registrados em livro. A habilidade prevista para essa aula é representar cenas de textos dramáticos; no entanto, como essa sequência tem como foco o gênero contos populares afro-brasileiros e perpassa pelos gêneros contos e contos populares, não abordaremos um texto dramático, mas faremos a representação utilizando um conto popular (gênero já trabalhado na aula 11). Assim, contemplaremos a performance oral, a habilidade EF05LP25 com a dramatização sem que se modifique o foco da sequência didática.
Materiais necessários: Ilustrações e fantoches elaborados pelos grupos, anteriormente (Aula 11). É necessário combinar a apresentação com os professores de outras turmas. Eles já podem orientar os alunos sobre o que vai acontecer.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão. (MARIA, 2004) Já os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010).
Dificuldades antecipadas: Uma vez que a apresentação será realizada para outras turmas, alguns alunos podem externar algum nervosismo.
Referências sobre o assunto:
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010, disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 25/10/2018.
MARCUSCHI, L. A. Oralidade e Escrita. Signótica 9:119 - 145. Jan/Dez, 1997, disponível aqui. Acesso em 31/10/2018.
MARCUSCHI, B. SUASSUNA, L. (orgs). Avaliação em Língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte. Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/9.pdf. Acesso em 01/11/2018.
MARIA, L. de. O que é conto? 1ª reimpressão. Brasiliense. São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-Conto.pdf. Acesso em 05/12/2018.
SÁ, A. L. Reconto. Glossário CEALE - Termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores, disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/reconto. Acesso em 08/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula. Os grupos formados na aula anterior realizarão a performance oral, representando para outras turmas da escola o conto popular ensaiado.
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