Atividade para impressão - Texto lacunado
Plano de Aula
Plano de aula: Tipos de discurso e pontuação nos contos afro-brasileiros
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias do texto para os alunos.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar mais dificuldade na atividade individual por apresentar pouca autonomia na leitura.
Referências sobre o assunto:
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012 Acesso em 05/12/2018.
FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração: os elementos linguísticos e os tipos de discurso. Módulo 1. Unidade 7. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, 2016, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em: 05/12/20018.
GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. Ed. Ática. São Paulo, 2002. Disponível em: http://files.letrasunip2010.webnode.com.br/200000008-989c398f4e/Como%20Analisar%20Narrativas.pdf. Acesso em 05/12/2018.
SILVA, A. da. A aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel. Pelotas [35]: 139-169, Janeiro/abril, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1618/1501. Acesso em: 05/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula: de maneira individual, os alunos irão completar o texto “O cachorro e a boa menina”, utilizado na aula 4. As lacunas estarão no lugar dos sinais de pontuação e dos verbos dicendi, utilizados no discurso direto. É preciso deixar os alunos bem à vontade para experimentar os sinais e os verbos e, só depois, perceber as regularidades do discurso direto. Em seguida, eles farão a comparação com o discurso indireto.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS