Plano de Aula
Plano de aula: Atividades humanas, impactos ambientais e novos materiais
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Materiais sintéticos
Por: Luciana Francisco
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este é considerado o quinto plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas: CIE6_04ME01, CIE6_04ME02, CIE6_04ME03 e CIE6_04ME04.
A proposta dessa aula é propor uma trilha que leve o aluno a avaliar as necessidades de adquirir bens e serviços pautados pelo conhecimento de tudo o que está implícito na produção dos mesmos e, a partir desses dados, sejam capazes de pensar o significado da expressão “consumo consciente” e de fazer escolhas com a preocupação de diminuir o impacto negativo ao ambiente natural e social. A ideia é que reflitam sobre os aspectos que minimizem o uso de recursos naturais, seja na redução do consumo de água e energia elétrica nos processos produtivos, seja para pensar nos descartes e destinos à reciclagem, buscando contribuir na formação de um aluno mais consciente que planeje as suas compras para economizar energia e reduzir o volume do lixo.
É importante, professor, lembrar que quando falamos em ambiente não estamos falando apenas da Natureza, mas também considerando os ambientes urbanos, que em nosso país são, em geral, desprovidos de árvores e parques, e do ambientes social, que impacta imediatamente na vida das pessoas, como exploração do trabalho infantil, condições de trabalho de semi-escravidão etc.
Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema dessa aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.
- “10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes”. Por: Instituto Akatu . Disponível em: <https://www.akatu.org.br/noticia/10-caminhos-para-producao-consumo-conscientes/>, (acesso em 20 set. 2018).
- “O que é consumo consciente?”. Por: Bruna Buzzo. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/6414-consumo-consciente>, (acesso em 20 set. 2018).
- “Elegância consciente: a moda em seus diversos estilos sustentáveis”. Por: Bruna Santos Buzzo. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/73-vestuario/3481-que-moda-etica-slow-fashion-ecologica-verde-sustentavel-alternativa-upcycle-upcycling-eco-cycle-chic-vegana-estilo-vida-organico-consumo-consciente-sustentabilidade-saude-impacto-meio-ambiente-natureza-vestir-bem-produto-roupas-materiais.html>, (acesso em 20 set. 2018).
- Consciente Coletivo: A origem do que consumimos. Por Instituto Akatu. Disponível em: <https://www.akatu.org.br/noticia/consciente-coletivo-origem-que-consumimos/>, (acesso em 20 set. 2018).
- Pegada Ecológica: que marcas queremos deixar no planeta? Por WWF, pdf disponível em <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/o_que_e_pegada_ecologica/>, (acesso em 24 set. 2018).
Materiais necessários para a aula: Datashow, computadores para que todos os alunos possam assistir ao vídeo da atividade 1, tecidos diversos, barbante, tesoura de ponta arredondada e cronômetro.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Pergunte se conhecem exemplos de atividades humanas que geram impactos ao meio ambiente. Pergunte também: A sua escolha de bens e serviços pode influenciar e gerar mais impactos ao meio ambiente? Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO