Plano de Aula

Plano de aula: Extratos naturais

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Materiais sintéticos

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o segundo plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas: CIE6_04ME01, CIE6_04ME03, CIE6_04ME04 e CIE6_04ME05.

A proposta desta aula é levar o aluno a reconhecer que usamos o conhecimento sobre a natureza para a criação de novas tecnologias e assim, melhorar e facilitar a vida humana. A natureza é fonte de diversos materiais e, a partir da observação, do conhecimento dos povos indígenas e dos saberes que nos foram passados por tradições históricas, familiares e culturais, foi possível fazer novas descobertas que contribuíram para criar materiais, a partir de materiais naturais transformados. Um dos exemplos de materiais produzidos a partir de materiais naturais encontrados na natureza são os medicamentos. Nesta aula serão abordados alguns aspectos do desenvolvimento destes produtos.

Ao falar de medicamentos e seu desenvolvimento, um conceito fundamental é o de princípio ativo: a substância que irá exercer o efeito farmacológico desejado. Por exemplo, se estou com febre, o princípio ativo será a substância que fará a febre baixar. Esta aula trata de técnicas utilizadas para a extração do princípio ativo de origem vegetal, base do nascimento da indústria farmacêutica. Essa indústria nasceu da observação e da pesquisa dos efeitos medicinais de diferentes plantas e animais, conhecimento presente nas culturas tradicionais. O principal objetivo dessa indústria é extrair o princípio ativo, descobrir sua estrutura química para, então, sintetizá-la em laboratório e, a partir de estudos de atividade farmacêutica, propor novas substâncias análogas, mas com efeitos mais potentes e/ou específicos.

Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema desta aula. Caso julgue necessário, acesse-as antecipadamente.

Materiais necessários para a aula: Datashow, cópias da reportagem: “Dicas para se extrair substâncias das plantas de forma correta” , cópias da atividade disponível no material complementar, folhas, flores ou partes de plantas (secas ou frescas), água fervida, vasilha com tampa, gral (almofariz) em porcelana com pistilo ou pilão, água fria, álcool de cereais, panela, peneira ou coador de papel, fonte térmica (fogão), álcool etílico e cronômetro.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Comente que existem pessoas que se dedicam ao estudo das plantas, os botânicos. Diga que, há muito tempo, esses estudiosos percorrem as matas para conhecer as plantas de diversas partes do mundo. Eles coletam partes das plantas e as estudam, com o objetivo de identificar compostos químicos que podem ser usados pelos seres humanos para desempenhar funções biológicas importantes. No período moderno, a indústria química se apropriou desses conhecimentos e desenvolveu técnicas para explorar os extratos naturais, que é uma mistura de substâncias extraída de um material, podendo ser utilizado parte de um vegetal ou animal para produzir os medicamentos e tratar doenças.

Nesse sentido, aproveite para perguntar aos alunos se quando alguém de sua família está com alguma indisposição, eles utilizam alguma planta para tratar a doença? Qual planta é usada? Quais partes da planta usam? De que maneira vocês preparam essa planta? Quem trouxe o conhecimento sobre o uso dessa planta para a sua família? A planta é eficiente no combate à doença? Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto.

Caso necessite rever alguns conceitos, acesse antecipadamente a reportagem: “Extratos Vegetais”. Disponível em: <http://www.revista-fi.com/materias/120.pdf> (acesso em 19 ago. 2018).