Plano de Aula

Plano de aula: O uso da biomimética na produção de novos materiais

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Materiais sintéticos

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre esta aula

Este é considerado o primeiro plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas subsequentes: CIE6_04ME02, CIE6_04ME03, CIE6_04ME04 e CIE6_04ME05.

A ideia dessa aula é levar os alunos a reconhecer um novo campo da ciência, a Biomimética, seu potencial e suas ferramentas para a produção de novos materiais com baixo impacto ambiental. Para atribuir mais sentido, motive-os a refletir sobre o uso das propriedades da natureza para resolver problemas da sociedade. A natureza é toda baseada em fonte de energia sustentável: o Sol, não produz resíduos e há bilhões de anos não impacta negativamente o ambiente. Estudos como a Biomimética, contribuem para melhorar tecnologias já existentes e, principalmente, desenvolver novas tecnologias que estejam em harmonia com a Natureza e, quando possível, também ajudem a regenerar o ambiente onde se encontra. Devemos pensar em soluções inovadoras para os mais diversos problemas e desafios existentes e, por isso, conhecer esse novo campo da Ciência (nem tão novo assim, já que o primeiro livro a tratar desse tema, de Janine M. Benyus, é de 1997) se torna de fundamental importância.

Materiais necessários para a aula: datashow (ou slides impressos), cópias da reportagem, cópias da folha de atividade, disponível em: e cronômetro.

Materiais de apoio:

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Pergunte-lhes se já ouviram falar de Biomimética ou quais já leram algo sobre esse assunto. É provável que eles não conheçam essa área da Ciência. Explore com eles o significado da palavra a partir de sua etimologia: Bio - referente à vida; mimética - referente a mimetismo, adaptação na qual um organismo possui características que o confundem com um indivíduo de outra espécie, ou seja, capacidade de imitar. Resumindo, a Biomimética procura entender os processas da natureza para então, criar soluções que a imitem.

Explique que o objetivo da Biomimética é deslocar o olhar dos pesquisadores de diferentes áreas, como engenharia, arquitetura, biologia, design, medicina, tecnologia, entre outras: deixar de ver a biodiversidade da natureza apenas como fonte de matéria-prima para nossa sociedade, e passar a aprender com as estratégias e soluções que a natureza oferece, inovando em harmonia com a Natureza, mantendo e regenerando os sistemas responsáveis pela manutenção da vida no planeta.

Esse levantamento de informações contribuirá com o desenvolvimento da aula. Os alunos irão refletir o olhar para os elementos da natureza de maneira mais profunda e as possibilidades de desenvolver novos projetos e/ou produtos.