Plano de Aula

Plano de aula: Nanotecnologia

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Materiais sintéticos

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Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este é considerado o quarto plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas: CIE6_04ME01, CIE6_04ME02, CIE6_04ME03 e CIE6_04ME05.

A proposta dessa aula é levar o aluno a distinguir diferentes escalas e descrever aplicações da Nanotecnologia, identificando seu potencial e algumas de suas ferramentas na produção de novos materiais.

A nanotecnologia é o conjunto de diversos avanços tecnológicos e abrangem pesquisas nas áreas da Física, Química, Biologia, Engenharia e Computação, com base na escala nanométrica (0,1 a 100 nanômetros), a escala de átomos e moléculas. Seu avanço possibilitou novas descobertas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de novos materiais e novas tecnologias.

Um dos exemplos de materiais produzidos usando a Nanotecnologia são novos mecanismos para a administração de medicamentos que “entregam” o princípio ativo exatamente no local onde ele irá agir. Esta aula abordará algumas possibilidades de aplicações da Nanotecnologia e os aspectos de desenvolvimento de novos produtos.

Materiais necessários para a aula: Datashow ou cópias do texto: “Língua Eletrônica”, disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/138192/1/Lingua-Eletronica.pdf> (slide 3), quatro computadores para que todos os alunos possam assistir os vídeos da atividade 1 e 3 (slides 5 e 6), cópias do texto: “Nanotecnologia - introdução”. Disponível em: <http://nanotech.ica.ele.puc-rio.br/nano_introducao.asp> (slide 5) e cronômetro.

Materiais de apoio:

  • “A Nanotecnologia das moléculas”, por: Henrique E. Toma. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a01.pdf> (acesso 07 set. 2018).
  • “Nanotecnologia: Desenvolvimento de Materiais Didáticos para uma Abordagem no Ensino Fundamental”, por: Rodolfo A. Tasca, José R. L. de Almeida, Delmarcio G. da Silva, Fernando M. de Melo e Henrique E. Toma. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/03-QS-6609.pdf> (acesso 07 set. 2018).
  • “Desenvolvendo Habilidades e Conceitos de Nanotecnologia no Ensino Médio por Meio de Experimento Didático Envolvendo Preparação e Aplicação de Nanopartículas Superparamagnéticas”, por: Rodolfo A. Tasca, José R. L. de Almeida, Delmarcio G. da Silva, Fernando M. de Melo e Henrique E. Toma. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_3/12-EEQ-100-13.pdf> (acesso 07 set. 2018).

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Pergunte-lhes se já ouviram falar sobre Nanotecnologia. incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto. Nesse sentido, explique que Nano é um prefixo de origem grega que significa “algo pequeno, reduzido ou diminuto”. O nanômetro equivale a um bilionésimo do metro, ou seja, 1x10-9 m = 0,000000001 m, e está em escala molecular. A pesquisa e o desenvolvimento de produtos nessa área está cada vez mais promissora. Entre as possíveis aplicações estão o processamento de dados dos computadores, a criação de materiais mais resistentes e mais leves, entre outros.

Material de apoio:

Quatro aplicações surpreendentes da nanotecnologia”. Por: O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/quatro-aplicacoes-surpreendentes-da-nanotecnologia-14568642> (acesso em 7 set. 2018).