Plano de Aula

Plano de aula: Como substituir o uso de plástico comum?

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Materiais sintéticos

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o terceiro plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas: CIE6_04ME01, CIE6_04ME02, CIE6_04ME04, CIE6_04ME05, CIE7_06ME07 e CIE7_06ME08.

A proposta dessa aula é levar o aluno a avaliar a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias que minimizem o impacto poluidor no ambiente. Substituir o plástico é um dos maiores desafios da vida contemporânea: praticamente tudo vem com uma embalagem plástica, e inúmeros utensílios, dos mais essenciais aos mais desnecessários, são feitos de plásticos. As medidas de redução do uso de plásticos, repensando como consumimos, e a criação de novas tecnologias capazes de produzir materiais com as mesmas qualidades, mas que não sejam nocivas à vida no planeta se fazem urgentes.

Para esta aula, a proposta é a produção de bioplástico de amido da batata. Como é preciso deixar o plástico secando por aproximadamente uma semana, sugerimos que você prepare com antecedência uma amostra do bioplástico para que os alunos possam já nesta aula concluírem o plano. Você pode optar por não antecipar e retomar o plano em aulas subsequentes, quando o plástico produzido em aula estiver pronto. Para otimizar o tempo, propõem-se que o professor faça o plástico junto com os alunos. Se você dispuser mais de 50 minutos de aula, então terá tempo para deixar que os alunos façam a maior parte do trabalho, exceto a etapa onde é preciso aquecer a mistura (veja mais detalhes para esta parte nos slides 5 e 7).
As Instruções detalhadas estão no arquivo da atividade para impressão, disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FmwphmkDqwFqhr3aYmHqX2GhZ5YA9Q2G3kgH8Zq9R8gMSX5cA7f96xzECPnU/cie6-04me03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.

ATENÇÃO: A produção do plástico exige aquecimento. Se em sua escola não houver possibilidade de aquecimento (se não houver laboratório ou um espaço adequado para o aquecimento – veja os slides 5 e 7 com todas as informações de segurança necessárias) sugere-se que o professor produza o plástico em casa para levar para a aula e que na aula demonstre como foi produzido.

Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema dessa aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

Materiais necessários para a aula: Data Show (ou slides impressos), cópias da reportagem sugerida no slide 2, cópias da atividade para impressão, disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FmwphmkDqwFqhr3aYmHqX2GhZ5YA9Q2G3kgH8Zq9R8gMSX5cA7f96xzECPnU/cie6-04me03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf, computadores, liquidificador, recipiente transparente, peneira, água, batatas, glicerina, vinagre, corante, panela, forma retangular, colher, fonte de aquecimento (fogão), caneta permanente, tesoura de ponta arredondada e cronômetro.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Leve para a sala diferentes objetos feitos de plásticos, por exemplo: garrafas PET, embalagens, potes, sacolas, canecas, brinquedos, escovas de dente etc. Deixe que eles manuseiem todos os objetos livremente.

Pergunte-lhes se sabem como é feito o plástico, os objetos que podem ser produzidos a partir dele, tempo de decomposição etc. Questione se eles percebem sobre a quantidade de plástico jogado nas ruas, praças, parques, córregos, rios. Quais as consequências do descarte inadequado do plástico, principalmente em períodos de chuvas? Comente que a poluição causada pelo descarte de objetos de plástico é um dos grandes desafios da nossa sociedade, o acúmulo desse plástico em períodos de chuvas pode contribuir com as enchentes, entupir bueiros, galerias de águas pluviais, pode contribuir para a proliferação de animais transmissores de doenças, além de os plásticos serem carregados pelas águas chegando a locais distantes, contaminando o meio ambiente, e muitas vezes são ingeridos por animais aquáticos, como baleias, tartarugas marinhas e aves que confundem o plástico com alimento. Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto.

Caso necessite, acesse antecipadamente a reportagem: “Estômago de baleia morta na Tailândia estava cheio de plástico ”. Por: O Globo/Com Agências Internacionais. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/estomago-de-baleia-morta-na-tailandia-estava-cheio-de-plastico-22741975> (acesso em 01 set. 2018).