Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade e discussões, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem encontros síncronos e interação. Procure o mais adequado para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas - WhatsApp; até 6 pessoas - Instagram; até 50 pessoas - Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no artigo disponível aqui.
Padlet (tutorial disponível aqui).
Flippity (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta.
App Inshot, para gravação e edição de vídeos (tutorial disponível aqui).
Veja como criar uma vídeoaula no tutorial disponível aqui, e como publicar vídeos e imagens, no tutorial disponível aqui.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais
O estudo do gênero Poema solicita ainda mais as habilidades de escuta compreensiva e mais atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para gerar os efeitos de sentido pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Sendo assim, indicamos sobretudo o uso de podcast e vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados ao gênero.
Introdução: A musicalidade nos poemas de forma fixa - Assonância e aliteração
Tendo em vista o ER, que solicita orientações e tempos mais breves nas diferentes etapas da aula, sugerimos que utilize uma ferramenta síncrona para essa aula (veja indicações no início desta adaptação, em “recursos necessários”). Escolha aquela que melhor atende a sua turma.
Se você está seguindo a sequência de planos do gênero Poema, retome os conceitos de aliteração e assonância, solicitando aos estudantes que deem a explicação, e vá retomando com eles o essencial sobre essas figuras de linguagem. Caso esteja iniciando por esta aula, apresente esses conceitos a eles.
Inicie esta adaptação apresentando o vídeo e a letra do poema “Cultura”, de Arnaldo Antunes (siga as orientações ao professor no slide 1 da introdução do plano original). Ressalte não apenas a repetição de sons, mas como ela colabora para a produção de sentidos no poema. Indique as imagens que vão sendo formadas pelo sons. Compartilhe as ideias de todos e pergunte quem gostaria de ler o poema dando ênfase às repetições de sons para marcar ainda mais a produção de sentidos.
Desenvolvimento: O mar e Doce do mar, de Arnaldo Antunes
Dando continuidade ao estudo e análise das assonâncias e aliterações, apresente aos estudantes os poemas/canções O mar e Doce do mar, de Arnaldo Antunes, disponíveis aqui (letra do poema O mar); aqui (declamação do poema O mar); aqui (Doce do mar, canção e letra).
Indicamos que, antes de iniciar esta etapa, você já tenha enviado as letras dos dois poemas para que eles possam segui-las ouvindo.
Oriente que anotem o que perceberem de exemplos de assonância e aliteração nesses poemas e analisem no que contribuem para a produção de sentidos.
Siga as orientações do plano original e solicite a participação dos estudantes durante todo esse processo de análise. Informe que eles vão usar todos os aprendizados ainda nesta etapa da aula.
Em seguida, comunique que as próximas atividades serão realizadas em duplas ou trios, e escolha a forma de montá-las mais adequada à sua turma (caso queira sorteá-las, indicamos o Flippity).
Proponha, então, que criem pequenos poemas, atentos à sonoridade das palavras, fazendo aliteração e assonância para produzir sentidos. Envie a eles uma lista de palavras previamente selecionadas por você, ou utilize a lista que está em materiais complementares, nas orientações ao professor do slide 2 do desenvolvimento do plano original. Estabeleça um tempo para essa produção.
informe que você organizará uma mostra virtual dos poemas para compartilharem com os familiares. Dê um nome a essa mostra: Brincar com palavras, Nossos poetas etc., de forma a motivá-los para a produção e dar às famílias visibilidade dos trabalhos realizados pelas crianças no ER.
Fechamento: Leitura … Letras… Literatura...
Solicite que os estudantes compartilhem os poemas finalizados no Padlet, por escrito e oralmente. Estabeleça um prazo para que todos publiquem seus poemas e deixe suas devolutivas também nessa ferramenta, por escrito ou áudio. Lembre-se de salientar pelo menos uma potencialidade em cada poema, para estimular a produção escrita de poemas da turma. A expectativa é que tenham gosto em brincar com as palavras e façam descobertas sonoras/semânticas.
Na data combinada, compartilhe com os familiares a mostra virtual. Você pode gravar e editar um vídeo (indicamos a ferramenta Inshot) apresentando os poemas da turma, ou usar o próprio Padlet para isso.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes continuam a sequência de aulas que envolve o gênero Poema. Solicite aos familiares que acompanhem as etapas dessa aula e comunique que os poemas produzidos nela farão parte de uma mostra virtual, para a qual todos serão convidados.
Informe que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente, com os parceiros das duplas ou trios, em alguns momentos desta aula. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Os estudantes que não terminarem a produção do poema durante a aula receberão um prazo para entrega em alguns dias. Reforce a importância do apoio da família para que os estudantes cumpram a tarefa e participem da Mostra.
Comunique ainda se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero Poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.