Plano de Aula
Plano de aula: Literatura de Cordel: Valores culturais e identidade regional
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Duas cópias impressas de cada texto para os alunos; computador; projetor multimídia e tela; lápis; papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em reconhecer o eu-lírico nas produções, bem como não serem familiarizados com o gênero, pelo distanciamento cultural.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara, Dicionário do folclore brasileiro. 8°. Ed. – São Paulo: Global, 2000
PINHEIRO, Hélder. Cordel na sala de aula – São Paulo: Duas Cidades, 2001. – (Coleção literatura e ensino; 2).
ASSARÉ, Patativa do. Inspiração Nordestina: cantos de Patativa. São Paulo: Hedra, 2003.
LUYTEN, Joseph M. O que é literatura popular. São Paulo: Brasiliense, 1983
Fonte: Literatura de Cordel - Da teoria à prática da sala de aula, Amanda Vieira Ribeiro, CONEDU. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD4_SA20_ID6764_13082016135022.pdf. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO