Plano de Aula
Plano de aula: Produção de poemas de forma fixa e livre
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
,
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, telefone, lápis, papel.
Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em inserir e relacionar os recursos visuais com a produção textual e podem não ter se apropriado dos conceitos de verso fixo.
Referências sobre o assunto:
GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord. geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª ed. João Pessoa: Idéia, 2002.
SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia”, p. 83-98.
TAVARES, B. Contando histórias em versos. Poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Peça para que os alunos se organizem em duplas. É importante que estas duplas se mantenham ao longo de todo o processo de pesquisa e produção dos textos.
- Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que eles produzirão a primeira versão do poema, que pode ser de forma fixa ou livre.
- Retome com a sala quais foram os temas e as formas dos poemas escolhidos pelas duplas e registre no quadro estas informações. Se houver dúvidas sobre esta questão, retome a aula 13 desta sequência de planos de aula e elabore uma nova tabela compilando as informações de todos os grupos. Você pode compartilhar esta tabela com toda a sala, se julgar necessário.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO