Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_09GEO01
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula, só é necessário alterar o local de observação, que não tem como ser a sala de aula, mas pode ser a casa dos alunos. Faça o quadro da atividade principal, coletivamente da maneira como está apresentado e realize as discussões previstas para os diversos momentos da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Feche a aula com a sistematização do conceito e o encerramento. Para o Raio X, pode seguir nossas sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas, conforme as sugestões a seguir.
Aquecimento
Será interessante alterar o contexto das atividades para casa. Mande os questionamentos para que conversem em casa e observem o formato dos objetos:
- Você já parou para pensar sobre o formato que as coisas têm?
- Todos os objetos no mundo tem o mesmo formato e as mesmas características?
- Podemos dizer que a tampa da mesa de vocês tem o mesmo formato da porta? Por quê?
Atividade principal
Mande a imagem do slide com as formas geométricas e orientações aos familiares sobre suas características e propriedades, para que possam conversar com as crianças partindo da observação das formas e das questões do Discuta com a turma. Proponha que realizem um levantamento de ideias de objetos da casa que se pareçam com as formas geométricas planas e que, em seguida, registrem no quadro. Mande um exemplo, nas orientações, do preenchimento da tabela com cinco objetos. Peça que te enviem a atividade realizada.
Discussão das soluções, Sistematização do conceito e Encerramento
Como não será possível uma troca de ideias, faça um compilado das ideias dos alunos, fazendo um quadro único, que já pode corrigir algum conceito que necessite. Encaminhe aos alunos como forma de devolutiva e faça um fechamento com as aprendizagens, sistematizando os conceitos trabalhados e fazendo o encerramento.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre as formas geométricas planas. Envie orientações bem claras, inclusive sobre os conceitos. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.