Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_09GEO05
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, pedaços de barbante, linha grossa ou lã e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Dado, celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos..
No caso de uma aula simultânea, procure fazer encontros com menos alunos para garantir maior participação de todos e boas intervenções.
Se sua aula for assíncrona, é importante contar com a participação de um adulto da família para que possa ajudar a conduzir as propostas, conforme as sugestões abaixo.
Aquecimento
Aula simultânea: O aquecimento pode ser realizado como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Envie o slide e as questões do Discuta com a turma para que os familiares conversem com as crianças. Faça orientações às famílias com relação aos conceitos envolvidos e deixe claro o propósito da atividade.
Atividade principal
Aula simultânea: A proposta para a atividade é que formem grupos para utilizar o pedaço de barbante de cada um para, juntos, formarem as figuras geométricas. Para substituir os grupos, solicite antecipadamente que cada aluno tenha em mãos 5 pedaços de barbante, linha grossa ou lã com cerca de 15 cm cada um (deixe claro que todos devem ter o mesmo tamanho). Faça as propostas conforme orientações do plano, mas cada aluno realizará individualmente. Para o registro, a comanda deve ser alterada para:
REGISTRE, POR MEIO DE DESENHO, QUANTOS PEDAÇOS DE BARBANTE FORAM NECESSÁRIOS PARA FORMAR AS FIGURAS GEOMÉTRICAS ABAIXO
Aula assíncrona: A proposta original para a atividade é que formassem grupos para utilizar o pedaço de barbante de cada um e, juntos, formarem as figuras geométricas. Para substituir os grupos, envie a comanda da atividade explicando que o aluno deve ter em mãos 5 pedaços de barbante, linha grossa ou lã com cerca de 15 cm cada um (deixe claro que todos devem ter o mesmo tamanho). Mande também a imagem ou impressão da tabela para o registro, cuja comanda deve ser alterada para:
REGISTRE, POR MEIO DE DESENHO, QUANTOS PEDAÇOS DE BARBANTE FORAM NECESSÁRIOS PARA FORMAR AS FIGURAS GEOMÉTRICAS ABAIXO
Peça que te encaminhem esse registro preenchido. Se não tiverem acesso à impressão, podem copiar numa folha.
Discussão das soluções
Aula simultânea: Realize as discussões previstas, acertando as questões do Discuta com a turma do primeiro slide da Discussão das soluções, conforme proposta a seguir:
- Todos conseguiram representar as formas geométricas juntando os pedaços de barbante?
- Quanto pedaços de barbante foram necessários para representar o triângulo?
- Alguém representou utilizando mais de três pedaços? Por quê? Explique.
- Quantos pedaços foram necessários para formar o quadrado?
- E com o retângulo quantos pedaços foram utilizados? Todos são do mesmo tamanho?
- O que será que os pontos onde os barbantes se encontram representam?
Depois faça a discussão do próximo slide, conforme o plano.
Aula assíncrona: Envie questões (abaixo) para que os alunos respondam após realizarem a atividade principal e te encaminhem, promovendo uma reflexão sobre a atividade e os conceitos (baseadas no Discussão das soluções do plano de aula). Oriente para que, se houver necessidade, um adulto seja o escriba para a criança.
1. VOCÊ CONSEGUIU REPRESENTAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS JUNTANDO OS PEDAÇOS DE BARBANTE?
2. QUANTO PEDAÇOS DE BARBANTE FORAM NECESSÁRIOS PARA REPRESENTAR O TRIÂNGULO?
3. VOCÊ REPRESENTOU UTILIZANDO MAIS DE TRÊS PEDAÇOS? EXPLIQUE
4. QUANTOS PEDAÇOS FORAM NECESSÁRIOS PARA FORMAR O QUADRADO?
5. E COM O RETÂNGULO QUANTOS PEDAÇOS FORAM UTILIZADOS? TODOS SÃO DO MESMO TAMANHO?
6. O QUE SERÁ QUE OS PONTOS ONDE OS BARBANTES SE ENCONTRAM REPRESENTAM?
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula simultânea: Faça o fechamento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe uma devolutiva às respostas dos alunos, com suas intervenções e um fechamento colocando os conceitos aprendidos na aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder às questões e realizar a atividade com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.