Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_09GEO06
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, lápis de cor ou giz de cera e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Dado, celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Retomada
Aula simultânea: A retomada pode ser realizada conforme orientações do plano de aula.
Aula assíncrona: A proposta é que retomem em casa a discussão sobre as figuras geométricas planas. Deixe isso claro aos familiares nas orientações. Envie o slide e as questões do Discuta com a turma para que conversem com as crianças.
Atividade principal
Aula simultânea: A brincadeira proposta no plano de aula pode ser utilizada quando estiverem em aulas presenciais, para retomar os conceitos de lado e vértice, mas não é viável para as aulas remotas. A sugestão é que contextualize, dizendo aos alunos que uma turma de crianças irá realizar a brincadeira. Apresente a figura e explique as regras. O registro deve ser realizado conforme a seguinte comanda:
VOCÊ PRECISA MOSTRAR PARA OS ALUNOS QUE IRÃO BRINCAR, ONDE PODERÃO POSICIONAR-SE A CADA COMANDO DA PROFESSORA.
PARA ISSO FAÇA UM X VERMELHO NAS POSIÇÕES QUE PODERÃO ESTAR QUANDO OUVIREM “LADO” E UMA BOLINHA PRETA DE ONDE PODEM FICAR AO OUVIREM A COMANDA “VÉRTICE”.
Aula assíncrona: Siga a mesma lógica da proposta feita acima, porém deve enviar uma comanda mais detalhada com a contextualização, incluindo uma explicação rápida da brincadeira. Envie a imagem da atividade com a comanda e solicite que um adulto auxilie na leitura. Peça que te enviem a atividade realizada. Se não tiverem acesso à impressão poderão desenhar as figuras e realizar o que é solicitado.
Discussão das soluções
Aula simultânea: Faça a discussão utilizando as questões adaptadas do Discuta com a turma:
- Quantos alunos serão necessários para completar os vértices de um triângulo? E do quadrado?
- Quantos alunos serão necessários para completar os lados de um triângulo? E do retângulo? E quadrado?
- Será que as quantidades de vértices são as mesmas quantidades de lados?
- Alguém poderá se posicionar no círculo? Por quê?
Aula assíncrona: Envie as questões adaptadas do Discuta com a turma, para que respondam após realizarem a atividade e te encaminhem com ela. Um adulto poderá auxiliar na leitura e ser o escriba das respostas, se necessário. Oriente as famílias.
- QUANTOS ALUNOS SERÃO NECESSÁRIOS PARA COMPLETAR OS VÉRTICES DE UM TRIÂNGULO? E DO QUADRADO?
- QUANTOS ALUNOS SERÃO NECESSÁRIOS PARA COMPLETAR OS LADOS DE UM TRIÂNGULO? E DO RETÂNGULO? E QUADRADO?
- SERÁ QUE AS QUANTIDADES DE VÉRTICES SÃO AS MESMAS QUANTIDADES DE LADOS?
- ALGUÉM PODERÁ SE POSICIONAR NO CÍRCULO? POR QUÊ?
Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe uma devolutiva à atividade e às respostas dos alunos, com suas intervenções e um fechamento baseado nas aprendizagens da aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder às questões e realizar a atividade com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.