Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_09GEO10
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, lápis de cor ou giz de cera e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Dado, celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Retomada
Aula simultânea: A retomada pode ser realizada conforme orientações do plano de aula.
Aula assíncrona: A proposta é que retomem em casa os nomes e características das figuras geométricas planas. Deixe isso claro nas orientações aos familiares. Envie o slide e as questões do Discuta com a turma para que conversem com as crianças.
Atividade principal
Aula simultânea: O jogo Twister proposto no plano de aula pode ser utilizado quando estiverem em aulas presenciais, para retomar as características das figuras geométricas planas estudadas, mas não é viável para as aulas remotas. A sugestão é que realize um bingo. Peça para cada criança dividir uma folha (meia sulfite) em 4 partes. Apresente um quadro com figuras (círculos, retângulos, triângulos, quadrados), cada uma em 6 cores (24 figuras). Cada aluno escolhe 4 figuras e reproduzem através de desenhos, um em cada parte da folha. Você deve ter um dado com as cores e outro com as dicas para saber qual é a figura (vide materiais complementares do plano de aula - atividade principal). Converse sobre como é um jogo de bingo. Veja se conhecem e vá explicando as regras. Você jogará os dados e quem tiver uma figura de acordo com a dica sorteada e na cor sorteada, marca em sua cartela. Você pode usar uma folha com todas as figuras para ir marcando quais já foram sorteadas. Quem marcar todas as figuras deve gritar “bingo” e será o primeiro vencedor. Se for o caso, podem jogar até 3 vencedores.
Aula assíncrona: Faça a proposta do bingo para que joguem em família. Envie uma imagem com todas as figuras e as orientações para que construam as cartelas (podem participar quantos familiares desejarem). Para substituir os dados, podem usar cartões com as cores num saquinho, e outro saquinho com cartões contendo as dicas. Um adulto, que também pode ser jogador, organiza e faz a leitura das fichas sorteadas, uma com a dica e outra com a cor da figura. Envie as regras (como descritas para a aula síncrona).
Discussão das soluções
Aula simultânea: Realize uma conversa utilizando as seguintes questões adaptadas do Discuta com a turma:
- Pensando nas opções do dado, qual era a única possibilidade para que marcassem um círculo? Por quê? (sem vértices e sem lados)
- Quem pode me dizer uma “dica” (característica) para marcar um quadrado? (tem lados e vértices)
- Alguém pode me mostrar os vértices do triângulo? Quantos são? (3 vértices)
- E os lados do retângulo, alguém pode me mostrar? Quantos são? (4 vértices)
- Quais das figuras usadas para as cartelas do bingo possuem lados?
Aula assíncrona: Envie as questões adaptadas do Discuta com a turma para que respondam e te encaminhem. Um adulto poderá auxiliar na leitura e ser o escriba das respostas, se necessário. Oriente as famílias.
- PENSANDO NAS OPÇÕES DE CARTÕES, QUAL ERA A ÚNICA POSSIBILIDADE PARA QUE MARCASSEM UM CÍRCULO? POR QUÊ?
- ESCREVA UMA “DICA” (CARACTERÍSTICA) PARA MARCAR UM QUADRADO.
- DESENHE E MARQUE OS VÉRTICES DE UM TRIÂNGULO? QUANTOS SÃO?
- E OS LADOS DO RETÂNGULO, QUANTOS SÃO? DESENHE E MARQUE.
- QUAIS DAS FIGURAS USADAS PARA AS CARTELAS DO BINGO POSSUEM LADOS?
Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe uma devolutiva às respostas das questões, com um fechamento baseado no slide de encerramento do plano de aula e as intervenções que julgar necessárias.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem divertida, em que todos da família podem participar. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder às questões e realizar a atividade com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.