Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_09GEO04
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, lápis de cor, giz de cera e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Dado, celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, procure fazer encontros com menos alunos para garantir maior participação de todos e boas intervenções. Você pode fazer a retomada e a apresentação da atividade principal no final de uma aula anterior ou dividir esta aula em dois encontros: o primeiro para a retomada e a apresentação da discussão inicial da atividade principal; e o segundo momento, para a discussão das soluções e o encerramento.
Se sua aula for assíncrona, é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas, conforme as sugestões abaixo.
Retomada
Aula simultânea: A retomada pode ser realizada conforme orientações do plano de aula.
Aula assíncrona: A proposta é que retomem, em casa, a discussão sobre as figuras geométricas planas. Deixe isso claro aos familiares, nas orientações. Envie o slide e as questões do Discuta com a turma para que conversem com as crianças.
Atividade principal
Aula simultânea: Depois do aquecimento, apresente a obra de arte de Kandinsky e converse com os alunos com base nas orientações do plano de aula. Encaminhe a imagem para os alunos e solicite que, depois deste encontro, realizem uma releitura dessa obra destacando as figuras geométricas planas que reconheceram. Explique de devem usar uma folha de papel, giz de cera e lápis de cor e que devem te encaminhar a reprodução ou uma imagem dela.
Aula assíncrona: Envie a imagem da obra de arte de Kandinsky e as questões do Discuta com a turma, para que os alunos conversem com as famílias e analisem a obra com relação às figuras geométricas. Mande orientações sobre a proposta de os alunos realizarem uma releitura dessa obra, destacando as figuras geométricas planas que reconheceram. Explique que, para tanto, devem utilizar uma folha de papel, giz de cera e lápis de cor e depois te enviar a atividade ou uma imagem dela.
Discussão das soluções
Aula simultânea: Prepare uma apresentação com todas as releituras feitas pelas crianças, para mostrar os trabalhos aos colegas. Para isso, você pode usar a Apresentações Google, o Power Point ou fazer um e-book, veja algumas sugestões em https://novaescola.org.br/conteudo/100/4-ferramentas-gratuitas-para-fazer-e-books
No segundo encontro, apresente as obras dos alunos e depois compartilhe com eles, para que possam divulgar e mostrar aos familiares como se fosse uma exposição. Se a escola tiver um site ou outra rede social, também pode ser um meio para expor os trabalhos. Realize a discussão proposta no plano de aula.
Aula assíncrona: Prepare uma apresentação com todas as releituras feitas pelas crianças, para mostrar os trabalhos aos colegas. Para isso, você pode usar a Apresentações Google, o Power Point ou fazer um e-book, veja algumas sugestões em https://novaescola.org.br/conteudo/100/4-ferramentas-gratuitas-para-fazer-e-books
Compartilhe essa apresentação com os alunos, para que possam divulgar e mostrar aos familiares, como se fosse uma exposição. Se a escola tiver um site ou outra rede social, também pode ser um meio para expor os trabalhos e divulgá-los aos alunos. Se não houver como divulgar de maneira digital, realize um apanhado com algumas obras para imprimir e mandar. Faça modelos diferentes para que todos os alunos sejam privilegiados, mesmo que todos não vejam todas as reproduções. Envie junto algumas questões e solicite que registrem as respostas e te encaminhem:
1. Conte como se sentiu realizando essa atividade.
2. Como foi produzir essas figuras geométricas planas com esse material, nessa disposição?
3. Que cuidados você teve para produzir cada uma das figuras geométricas planas?
4. Houve alguma figura geométrica plana muito difícil de se produzir? Porquê?
5. Pensar nas características de cada figura geométrica ajuda a reconhecê-las e nomeá-las?
Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe uma devolutiva às respostas dos alunos, com suas intervenções e um fechamento baseado com as aprendizagens da aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder às questões e realizar a atividade com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.