Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_09GEO07
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, embalagens variadas e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Padlet, celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Para as aulas simultâneas, a sugestão é que realize a aula em dois encontros. O primeiro para a retomada e a atividade principal e o segundo para a discussão das soluções e o encerramento.
Retomada
Aula simultânea: A retomada pode ser realizada conforme orientações do plano de aula.
Aula assíncrona: A proposta é que reconheçam as figuras geométricas planas, no desenho. Deixe isso claro nas orientações aos familiares. Envie o slide e a questão do Discuta com a turma para que conversem com as crianças.
Atividade principal
Aula simultânea: Solicite às famílias que antes da aula organizem embalagens de alguns produtos (você pode dar sugestões: caixa de creme dental, caixa de leite, outras caixinhas, caixinhas de presente, etc). Explique que umas cinco bastam, que não podem ser muito grandes e que, se possível, apresentem uma variedade de formas (quadrado, retângulo e triângulo). Após a retomada, peça que investiguem em suas embalagens, quais formas geométricas planas podem encontrar. Você pode ter algumas embalagens, incluindo uma cilíndrica, para mostrar e pedir que identifiquem as formas. Depois solicitem que escolham três embalagens para colar em folhas de sulfite (ou outra que conseguir enviar ou solicitar) e desenhar embaixo a forma correspondente de acordo com a proposta do plano de aula, mas individualmente. Solicite que te enviem fotos das atividades.
Aula assíncrona: Siga a mesma lógica da proposta feita acima, porém deve enviar uma comanda bem detalhada para que um familiar possa auxiliar o aluno na realização de toda a proposta. Peça que te mandem a atividade realizada ou fotos dela.
Discussão das soluções
Aula simultânea: Com as fotos enviadas, antes do encontro prepare um painel e encaminhe aos alunos e/ou compartilhe durante a aula, realizando a discussão proposta no plano de aula.
Aula assíncrona: Da mesma maneira que proposto para a aula simultânea, prepare um painel e envie aos alunos da maneira como for possível. Se tiver que imprimir, envie partes para cada grupo de alunos. Peça que comparem com os seus registros:
Verifiquem embalagens com mais de uma forma.
Embalagens com formas semelhantes.
Observação: Para fazer o painel de fotos você pode usar o “padlet”.
https://youtu.be/ahrXd0Kqwso
Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe o slide do encerramento com o painel de fotos, para que conversem sobre as questões.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder às questões e realizar a atividade com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.