Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Comparando informações: Qual é a diferença?
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias pessoais e convencionais para problemas de adição e subtração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivos específicos
- Comparar quantidades reconhecendo a diferença quantitativa entre elas.
- Utilizar estratégias pessoais para encontrar a diferença entre as quantidades.
Conceito-chave
Comparação entre quantidades através de situações-problema.
Recursos necessários
- Material para elaborar o jogo da comparação: cartolina, 16 envelopes ou sulfite para confecção deles, pincéis atômicos;
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Aula
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos
Discuta com a turma:
- Quem sabe me dizer o que é comparar?
- O que a palavra diferença lembra?
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA