Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_08NUM06
Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão;
- Opcionais: Celular, computador ou tablet; calculadora.
Para este plano, use a questão 2 das Atividades Complementares.
Atividade complementar
O objetivo desta atividade é que os alunos sejam capazes de relacionar o significado de acrescentar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas. Para isso eles devem ter acesso a questão 2 das Atividades Complementares.
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode enviar aos seus alunos a atividade impressa; tirar fotos da páginas com os balões coloridos e enviar a imagem no grupo de WhatsApp; compartilhar a tela do seu computador com os balões com os números que deverão usar para os cálculos; ou pode postar na página da sua turma no Google sala de aula.
Apresente aos alunos a quantidade de balões que já estavam prontos e a quantidade de balões que devem ser acrescentados. Explique que eles deverão fazer a relação das cores dos balões. No caso das tarefas impressas, se você achar mais fácil substitua as cores por outra característica que diferencie os balões, como por exemplo, acrescentar nos barbantes dos balões laços, dois ou três barbantes, fitas diferenciadas ou qualquer outro detalhe que os diferencie, assim não precisará tirar cópias coloridas. Explique aos alunos que os numerais que estão dentro dos balões com a mesma característica deverão ser utilizados para fazer os cálculos. Eles deverão fazer os acréscimos nas quantidades já determinadas. Explique que podem usar estratégias pessoais para calcular ou o cálculo convencional de adição, utilizar o QVL ou qualquer outro recurso que desejar. A segunda parte da atividade eles devem calcular o total de balões que devem ser acrescentados. Faça as perguntas:
- O que significa acrescentar quantidades?
- Quando acrescentamos quantidades a quantidades já existentes, o que acontece com a quantidade inicial?
- Quais balões precisam ser considerados para calcular o total de balões a serem acrescentados?
Se tiverem acesso à calculadora, incentive que a usem para conferir as respostas. Você pode enviar junto à atividade as perguntas para incentivar uma reflexão sobre as ações que devem fazer antes de iniciar a atividade.
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos pode explicar a atividade e fazer estas perguntas diretamente antes de propor a resolução. No caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, grave áudio fazendo as perguntas, ou mesmo digite-as no grupo. Os balões coloridos com as quantidades podem ser enviados por imagem no grupo e reproduzidas no caderno.
Discussão das soluções
A ideia das situações-problemas é de acrescentar quantidade, assim envolve a adição, mas não precisam usar o cálculo convencional, e sim diferentes estratégias pessoais. Por isso, proporcione um meio em que os alunos possam discutir com os colegas as estratégias utilizadas e conferir suas respostas. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles apresentem as formas utilizadas. Faça perguntas para conduzir:
- Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado?
- O que fez vocês optarem por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
- Vocês usaram nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?
- Como fizeram para encontrar a quantidade total de balões que precisam ser acrescentados?
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas respostas diferentes e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.
Encerramento
Finalize a atividade reforçando com eles que o significado de acrescentar está relacionado com a adição. Retome que ao acrescentar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). E que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva. Você também pode usar o texto do slide 10 e enviar no grupo.
Raio X
A atividade de Raio X serve para verificar a aprendizagem sobre acrescentar quantidades. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 11 e peça que os alunos resolvam.
Convite às famílias
Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.