Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_08NUM10
Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão;
- Opcionais: Celular, computador ou tablet; calculadora.
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal.
Atividade principal
O objetivo desta atividade é que os alunos sejam capazes de identificar nas situações-problemas se a operação que deverá ser utilizada será de adição ou subtração, a partir dos diferentes significados (acrescentar, juntar, comparar e retirar); e resolvê-las através de estratégias pessoais ou cálculos convencionais. Para isso eles devem ter acesso à história matemática que está no documento da Atividade principal.
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode enviar aos seus alunos a atividade impressa; tirar foto por partes e enviar a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos reproduzam em seus cadernos; compartilhar a tela do seu computador com a imagem da história e ler por partes para os alunos; ou pode postar na página da sua turma no Google sala de aula.
Para resolver é necessário que o aluno, ao ler a história matemática, perceba que precisa utilizar os resultados das situações-problemas anteriores para resolver a que estiver trabalhando no momento. Ou seja, uma situação-problema depende da anterior para ser resolvida e não das quantidades iniciais informadas no início da atividade. Por diversas vezes eles precisam voltar na história para buscar informações. Se os alunos não compreenderam esta dinâmica você pode auxiliá-los nesta compreensão. Solicite aos alunos que leiam ou peçam ajuda de um familiar para fazer a leitura, caso não sejam plenamente alfabetizados. Se tiverem acesso à calculadora, incentive que a usem para conferir as respostas de cada parte para não comprometer o cálculo seguinte.
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos ou no caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, grave áudio com as partes da história. O ideal é que você apresente inicialmente um resumo oral da história para que os alunos saibam de que se trata, e depois parta a história em pedaços, e compartilhe gradualmente, na sequência de cada situação-problema que for aparecendo. Leia cada parte, dê um tempo para os alunos fazerem os cálculos. Continue a história, procedendo assim até o final dela.
Discussão das soluções
Permita que socializem com a turma a experiência de resolução das situações-problemas presentes na história, e a forma que utilizaram para fazer os cálculos e chegar na resposta final. Alguns alunos podem ter optado por fazer um cálculo convencional de subtração para encontrar a diferença entre as quantidades através do significado de "a mais" e "a menos". Em alguns cálculos aparecerão subtração com reserva. Caso haja erros em relação a este tipo de cálculo ofereça o QVL (Quadro Valor Lugar)como uma forma possível de realizar cálculos convencionais concretamente, assim os alunos poderão visualizar as trocas que são feitas entre as ordens. Disponibilize um meio em que os alunos possam discutir com os colegas e socializar as estratégias utilizadas. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles apresentem seus cálculos e como se sentiram no decorrer da história. Para eles chegarem na resposta final, precisaram voltar na história várias vezes para buscar informações, a começar para saber quanto que as irmãs tinham inicialmente. Com isso, faça as perguntas conforme a sequência da história:
- Se as irmãs receberam uma nova mesada, qual era a quantia que elas tinham antes da nova mesada?
- Para juntar você adicionou ou subtraiu?
- Para retirar você adicionou ou subtraiu?
- Para acrescentar você adicionou ou subtraiu?
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado final? Teria outra maneira? Por que você escolheu essa?
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas estratégias diferentes usadas pela turma e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.
Encerramento
Conclua a atividade reforçando com a turma que estratégias diferenciadas podem ser utilizadas para resolverem situações-problema envolvendo a adição e subtração, através dos significados de comparar, retirar, acrescentar e juntar. Ressalte que os cálculos podem ser feitos através de estratégias pessoais ou por meios convencionais, isto é, usando os algoritmos. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva. Você também pode usar o texto do slide 6 e enviar no grupo.
Raio X
A situação-problema proposta na atividade de Raio X tem a finalidade de verificar a aprendizagem sobre diferentes significados da adição e da subtração. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 7 e peça que os alunos resolvam. Oriente que façam os cálculos por parte, seguindo a numeração das questões.
Convite às famílias
Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída. Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio quanto a leitura da história e a realização das atividades. Oriente principalmente os responsáveis daqueles alunos que não estão alfabetizados e que possivelmente terão dificuldade para ler a história e retirar as informações dela para fazer os cálculos.