Plano de Aula

Plano de aula: Retirando quantidades através do cálculo convencional

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias pessoais e convencionais para problemas de adição e subtração

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Retirar quantidades de acordo com as solicitações nas situações-problemas apresentadas com o significado de retirar para encontrar um número desconhecido.

Conceito-chave

Retirada de  quantidades por meio de situações-problemas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno;
  • Material Dourado;
  • Calculadora;
  • Ábaco aberto.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Retirar quantidades de acordo com as solicitações nas situações-problemas apresentadas com o significado de retirar para encontrar um número desconhecido.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito:Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quando retiramos quantidades o resultado será maior ou menor que o número utilizado para a retirada?,

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA