Plano de Aula

Plano de aula: A agricultura sustentável como alternativa para o mau uso do solo na agricultura

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos compreendam a importância da agricultura sustentável como uma alternativa para o mau uso e conservação inadequada do solo que vem prejudicando sua qualidade, de seus produtos e, consequentemente, da qualidade alimentar das pessoas. Para isso, na etapa da ação propositiva será apresentada aos alunos a história de Paco, um adolescente que mora em um pequeno sítio e começa a observar ações não sustentáveis de seu vizinho. A partir dessa história inicial, os alunos a darão uma continuidade, criando um clímax envolvendo-se nesse contexto inicial, no entanto não darão um desfecho para a história. O desfecho será realizado na etapa de sistematização, etapa em que os alunos deverão também indicar ações sustentáveis.

Materiais necessários: Caderno, lápis e/ou canetas e folhas sulfite ou almaço.

Material complementar:

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5tFQPck4jP4JaKGcWM5m45VJMsPk8skDmQMb9uGNpjRKHcJmrHvm6WJttGcC/geo6-11und07-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Agricultura sustentável. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/agricultura_sustentavel.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.

CANCIAN, Natália. Registro de agrotóxicos no Brasil cresce e atinge maior marca em 2018. Folha de S. Paulo, 04/03/2019. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/03/registro-de-agrotoxicos-no-brasil-cresce-e-atinge-maior-marca-em-2018.shtml>. Acesso em: 14 abr 2019.

DANTAS, Tiago. Agricultura sustentável, o homem e o meio ambiente. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-sustentavel-homem-meio-ambiente.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.

Ministério da Agricultura aprova registro de agrotóxicos de alta toxicidade. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/ministerio-da-agricultura-aprova-registro-de-agrotoxicos-de-alta-toxicidade-23393036>. Acesso em: 14 abr 2019.

TRIGUEIRO, André. Licenciamento recorde de novos agrotóxicos. G1. Disponível em:

<https://g1.globo.com/natureza/blog/andre-trigueiro/post/2019/02/21/licenciamento-recorde-de-novos-agrotoxicos.ghtml>. Acesso em: 14 abr 2019.

Contextos prévios: Para este plano é importante que os alunos já consigam diferenciar o espaço rural do urbano, assim como o desenvolvimento de suas atividades e práticas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Comente com os alunos acerca do que será desenvolvido em sala de aula a partir do tema exposto e que uma atividade prática será proposta em equipe para que os alunos possam identificar as melhores alternativas técnicas da agricultura sustentável.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA