Plano de Aula

Plano de aula: Desmatamento da Amazônia

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula serão abordados os fatores que levam ao desmatamento da floresta e as consequências desse problema.

Materiais necessários: Folha de sulfite e cópia das imagens (uma para cada grupo formado).

Material complementar:

Imagens Ação Propositiva (para impressão): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MRfRfqyUGq8eZjsg4QNRmtjPa5HZ278MHQyR4V7NM3K8mFzPc29uSSuCXCNB/geo6-11und03-atividade-em-grupo-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

FARIA, Caroline. Desmatamento na Amazônia. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/desmatamento-da-amazonia/>. Acesso em: 15 abr 2019.

Maior aumento de desmatamento da Amazônia em dez anos. WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/?68662/maior-aumento-desmatamento-amazonia-dez-anos>. Acesso em: 15 abr 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos conheçam algumas características da Floresta Amazônica e que já saibam o conceito de desmatamento e algumas consequências deste problema num contexto geral. Esta aula tem o objetivo específico de discutir a questão da Amazônia.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos e aproveite este momento para destacar que conhecerão um pouco sobre um dos problemas que afeta a maior floresta equatorial do mundo, com a maior bacia hidrográfica e com uma grande biodiversidade. Comente que eles irão analisar imagens e relacionar com as causas do desmatamento da Amazônia e, em seguida. elaborar uma propaganda sobre a preservação da floresta.

Como adequar à sua realidade: Se estiver na região Norte, aproveite e pergunte aos alunos suas impressões sobre a Floresta Amazônica.

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves. Floresta Amazônica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/floresta-amazonica.htm>. Acesso em: 15 abr 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados