Plano de Aula

Plano de aula: Uso sustentável dos recursos hídricos

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é analisar ações que busquem assegurem a disponibilidade dos recursos hídricos para a sociedade e às futuras gerações. Para alcançar o objetivo, serão propostas duas atividades: na primeira os alunos deverão definir ações para reduzir o desperdício e a poluição dos recursos hídricos a partir de frases e, para finalizar a aula deverão associar ações do cotidiano que concretizem as reduções de desperdício e poluição da água.

Materiais necessários: O professor deve providenciar previamente papel sulfite. Já os alunos devem estar munidos do caderno, canetas hidrocor, caneta ou lápis.

Material complementar:

Ação propositiva (frases): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WeUJKaxK9gsHxVmY3sraAUbVtctJpk8VUz47x8g2DmE4kYnJaHd58mbTMAy8/geo6-11und09-acao-propositiva-frases.pdf

Ação propositiva (títulos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2vhkV3ZJt3nsBRYa7Twqb2b5GPXxychNv5y9gxPbneHtcPJ4PU9Xxu3ghVSe/geo6-11und09-acao-propositiva-titulos.pdf

Ação propositiva (gabarito): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/whFDDwHSQWYymaWHfuX8NeDfumTsSD2zgVtuHyedtsQBkUn8dpAcqhz8YGgg/geo6-11und09-acao-propositiva-gabarito.pdf

Para você saber mais:

Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.

Contextos prévios: Para este plano é necessário que os alunos compreendam o que são recursos hídricos, sua importância e tenham em mente alguns de seus usos no cotidiano.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula por meio do slide ou escreva no quadro. Explique que a aula consiste em analisar ações que busquem assegurar a disponibilidade dos recursos hídricos para a sociedade e para as futuras gerações. Informe que, para tratar do assunto, será proposta uma atividade em que os alunos deverão definir ações para reduzir o desperdício e a poluição dos recursos hídricos a partir de frases e, para finalizar a aula, deverão associar ações do cotidiano que concretizem as reduções de desperdício e poluição da água.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA