Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: As inclinações e as relações métricas em triângulos retângulos.
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Adolf Lutz Keller
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.
Objetivos específicos
Aplicar as relações métricas em situações problemas de construção de rampas e escadas.
Conceito-chave
Hipotenusa, catetos, alturas, inclinações, rampas e escadas.
Recursos necessários
Cópia das folhas de atividades de retomada e da atividade principal por grupos ou por aluno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Aplicar as relações métricas em situações problemas de construção de rampas e escadas.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o objetivo da aula e apresente aos alunos imagens de rampas e escadas, mostrando que podem ser comparados como triângulos retângulos.
Propósito: Despertar o interesse dos alunos para resolução das situações propostas.
Discuta com a turma:
- Ao apresentar uma rampa, qual medida corresponde à hipotenusa? E aos catetos?
- Ao colocar uma escada na parede, qual lado do triângulo seria correspondente à escada? E à parede? E ao chão?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO