Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Relação entre a hipotenusa e cateto 1
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Adolf Lutz Keller
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.
Objetivos específicos
Retomar algumas construções básicas utilizando esquadro.
Descobrir a relação entre o cateto, sua projeção e a hipotenusa de um triângulo retângulo.
Conceito-chave
Perceber que o quadrado da medida do cateto é igual ao produto de sua projeção pela medida da hipotenusa.
Recursos necessários
Régua e esquadro.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Retomar algumas construções básicas utilizando esquadro.
Descobrir a relação entre o cateto, sua projeção e a hipotenusa de um triângulo retângulo.
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Verifique se todos os alunos dominam os termos que serão trabalhados em sala: cateto, projeção de cateto e hipotenusa.
Propósito: Apresentar o objetivo a turma.
Discuta com a turma:
- Será que há alguma relação entre essas medidas?
Você pode pedir que os alunos levantem hipóteses sobre a relação existente e anotar no canto da lousa. No final da aula, verificar se as relações propostas pelos alunos são válidas ou não.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO