Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Demonstrando as relações métricas
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Adolf Lutz Keller
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.
Objetivos específicos
- Realizar a demonstração das relações métricas no triângulo retângulo.
- Utilizar ferramentas algébricas para realizar demonstrações.
Conceito-chave
Álgebra, semelhança, demonstração, triângulo retângulo, casos de semelhança.
Recursos necessários
Caderno e cópia das atividades para serem realizadas em sala.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Realizar a demonstração das relações métricas no triângulo retângulo.
- Utilizar ferramentas algébricas para realizar demonstrações.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Ler o objetivo com os alunos e mostrar que utilizaremos recursos algébricos para demonstrar as relações métricas no triângulo retângulo. É importante que o professor ressalte aos alunos que essas demonstrações realizadas têm um passo a passo e que não espera-se dos alunos que consigam realizar todas as atividades sozinhos. As demonstrações são processos de anos de estudo por matemáticos de várias épocas e aqui seguiremos os passos já traçados por outros.
Propósito: Demonstrar as relações métricas utilizando recursos algébricos.
Discuta com a turma:
- O que são recursos algébricos?
- O que é uma demonstração?
Ressalte que a demonstração com recursos algébricos exige uma abstração das propriedades. Em nenhum momento utilizaremos exemplos numéricos pois isso significa que é um caso particular e a demonstração exige uma generalização do tema.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO