Plano de Aula

Plano de aula: Caça ao tesouro e as relações métricas

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

Resolver, em grupos, exercícios envolvendo as relações métricas em triângulos retângulos através da brincadeira Caça ao Tesouro.

Conceito-chave

Relações métricas no triângulo retângulo.

Recursos necessários

Exercícios de retomada - um por grupo (no mínimo).

Exercícios do caça ao tesouro já “escondidos” pela escola em locais pré definidos - um por grupo.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver, em grupos, exercícios envolvendo as relações métricas em triângulos retângulos através da brincadeira Caça ao Tesouro.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o objetivo com os alunos e já explique como será a atividade desenvolvida. Partindo da sala de aula, eles deverão resolver o exercício que indicará em que ambiente escolar estará a próxima dica. Ao chegar no próximo local, deverão procurar o exercício, que foi previamente escondido pelo professor e resolver o exercício. A resolução indicará onde deverão procurar a próxima dica.

Propósito: Despertar o interesse da classe a partir do jogo, já que nesta idade os alunos gostam de atividades de competição.

Discuta com a turma:

  • Você sabe como é a brincadeira de caça ao tesouro?
  • Os grupos deverão estar sempre juntos e só é válido no final se apresentarem as resoluções de cada exercício.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO