Plano de Aula

Plano de aula: O Tangram e as relações métricas.

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

Utilizar o Tangram para verificar as relações métricas em triângulos retângulos.

Verificar algumas relações específicas em triângulos retângulos isósceles.

Conceito-chave

Relações métricas, triângulo isósceles, tangram.

Recursos necessários

Um tangram por dupla. Se a escola não tiver jogos disponíveis, pode ser colado e recortado em uma cartolina ou papel mais duro (papelão, por exemplo). O modelo para recorte encontra-se no documento ativretom_MAT9_GEO07.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Utilizar o Tangram para verificar as relações métricas em triângulos retângulos.

Verificar algumas relações específicas em triângulos retângulos isósceles.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Durante a explanação do objetivo, separe os alunos em duplas e entregue para cada aluno um jogo de Tangram para que possam já se familiarizar com as peças. Chame a atenção que serão 7 peças: 5 triângulos (dois maiores, dois menores e um de tamanho médio), um quadrado e um paralelogramo. Comente também que os triângulos são todos retângulos e isósceles.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula e disponibilizar o Tangram para as duplas.

Discuta com a turma:

  • Quais as peças que formam o jogo?
  • Há peças iguais? Quais?
  • Classifique os triângulos quanto aos lados e aos ângulos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO