Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: O Tangram e as relações métricas.
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Adolf Lutz Keller
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.
Objetivos específicos
Utilizar o Tangram para verificar as relações métricas em triângulos retângulos.
Verificar algumas relações específicas em triângulos retângulos isósceles.
Conceito-chave
Relações métricas, triângulo isósceles, tangram.
Recursos necessários
Um tangram por dupla. Se a escola não tiver jogos disponíveis, pode ser colado e recortado em uma cartolina ou papel mais duro (papelão, por exemplo). O modelo para recorte encontra-se no documento ativretom_MAT9_GEO07.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar o Tangram para verificar as relações métricas em triângulos retângulos.
Verificar algumas relações específicas em triângulos retângulos isósceles.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Durante a explanação do objetivo, separe os alunos em duplas e entregue para cada aluno um jogo de Tangram para que possam já se familiarizar com as peças. Chame a atenção que serão 7 peças: 5 triângulos (dois maiores, dois menores e um de tamanho médio), um quadrado e um paralelogramo. Comente também que os triângulos são todos retângulos e isósceles.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula e disponibilizar o Tangram para as duplas.
Discuta com a turma:
- Quais as peças que formam o jogo?
- Há peças iguais? Quais?
- Classifique os triângulos quanto aos lados e aos ângulos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO