Modelo de tabela.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Como divertir-se com pouco ou sem dinheiro
Por: Elisa Vilalta
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar nos componentes de Arte e/ou Educação Física. Ele aborda a temática de dinheiro e pretende-se que os estudantes reflitam sobre as várias atividades de lazer que envolvem pouco ou nenhum dinheiro. Para isso, o plano de aula resgata brincadeiras e jogos antigos por meio da apreciação de obras de arte e promove a construção de brinquedos e jogos como possibilidade de interação, movimento e envolvimento de toda a turma.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Brincadeiras e jogos da cultura popular
- Lazer sem gasto de dinheiro
- Planejamento e execução de jogos e brincadeiras inspiradas na cultura popular
Objetivos de aprendizagem
- Identificar jogos e brincadeiras da cultura popular presentes em obras de arte.
- Reconhecer que há formas de se divertir que não envolvem gasto de dinheiro.
- Planejar e executar com seus colegas jogos e brincadeiras envolvendo ou não materiais recicláveis.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório cultural
4. Comunicação
9. Empatia e comunicação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Desde a Educação Infantil, os estudantes têm contato com brincadeiras e jogos que são tradicionais em suas comunidades. Busque conhecer a realidade de sua comunidade escolar e dos estudantes para fazer a relação entre lazer e dinheiro. Em muitas comunidades, os estudantes se divertem sem o uso de dinheiro, em outras, os hábitos de brincadeiras pagas em shoppings e parques fazem parte da realidade. Caso os estudantes não reconheçam as brincadeiras mostradas na imagem, traga um contexto prévio mostrando-as em imagens, vídeos ou mesmo propondo-as nas aulas de Educação Física. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item “Para se aprofundar” para embasar seu trabalho, bem como buscar outras obras de arte ou brinquedos e jogos utilizando sucata.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre a representação de brincadeiras e jogos em obras de arte, acesse:
Site Ivan Cruz. Disponível em: https://www.ivancruz.com.br/. Acesso em: 3 out. 2021.
Construindo o brincar. Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/artigos/3100-construindo-o-brincar. Acesso em: 3 out. 2021.
- Para saber mais sobre brincadeiras e jogos com sucata, acesse:
60 ideias para educar e divertir as crianças com brinquedos de sucata. Disponível em: https://artesanatobrasil.net/brinquedos-de-sucata/. Acesso em: 3 out. 2021.
Brinquedos de sucata na sala de aula. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/brinquedos-sucata-na-sala-aula.htm. Acesso em: 3 out. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Computador, tablet ou celular.
- Imagem impressa ou projetada.
- Materiais reciclados diversos para montar brincadeiras e jogos, como: latas, barbante, copos de iogurte, palitos de madeira, garrafas pet.
- Canetas hidrográficas, tesoura, cola.
- Folhas de papel A4 ou A3 para o registro ou a folha de Atividade impressa.
- 1 ou 2 folhas de papel pardo para a tabela. Modelo de tabela.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
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