Plano de Aula
Plano de aula: A oralidade característica dos contos de humor
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador com conexão a internet, projetor, equipamento de som, internet, fotocópias do conto de humor Lixo, de Luis Fernando Veríssimo (recomendado 1 para cada aluno).
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Possível resistência de alguns alunos em participar da atividade de leitura em voz alta; dificuldade para reconhecer a diferença entre informalidade e oralidade.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Textos Humorísticos "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em 03 de agosto de 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Leia previamente o conto de humor O Lixo, de Luis Fernando Veríssimo, e assista ao curta-metragem O Lixo, baseado na mesma obra.
2. Inicie a aula mostrando essa frase à turma e estimule os alunos a comentarem livremente: O que você espera escutar quando alguém começa uma frase assim?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO