Plano de Aula
Plano de aula: As diferentes vozes no conto de humor
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor, fotocópias do texto literário A velhinha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta (recomendado 1 para cada aluno).
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Falta de conhecimento prévio dos elementos básicos do gênero narrativo - narrador, tempo, espaço, enredo e personagem, e dos elementos de pontuação usuais do diálogo: travessão, dois pontos, parágrafo.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, Henri. O riso. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
COSTA, Flávio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta.
- Comece a aula apresentando o tema para os alunos. Leia a expressão “Fala aí” para um aluno (você pode projetá-la ou escrevê-la no quadro) e estimule que ele responda livremente. Se possível, escolha um ou dois alunos e veja a reação de todos. O objetivo é incitar a observação da existência de vozes individuais e de que o diálogo respeita determinado padrão para acontecer: interlocutor 1, espaço de tempo, interlocutor 2, etc.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO