Tabela LP07_05SQA15
Plano de Aula
Plano de aula: Revisão de um Conto de humor
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: É provável que os alunos apresentem certa resistência para o trabalho de revisão ou manifestem a preocupação em apenas corrigir os aspectos ortográficos, por exemplo.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Comece a aula pedindo que um aluno leia o tema da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
- Pergunte se existe alguma coisa de estranha com as frases. As palavras estão escritas e pontuadas corretamente? Como corrigi-las? Corrija-as com os alunos.
- Depois disso, provoque-os a pensar em: O que é revisar alguma coisa? Qual a diferença entre revisar e corrigir um texto?
- Espera-se que o aluno chegue à conclusão que revisar algo, como o próprio prefixo aponta, é ver ou visar algo pela segunda vez, e que esta ação servirá para avaliarmos se algo precisa de ajuste, reconsiderações, correções etc. O aluno deve entender que a correção é apenas um dos aspectos da revisão, já que esta ação exige um trabalho mais abrangente: revisar não é apenas corrigir o texto com base em possíveis erros, mas melhorar sua estrutura com base em aspectos que vão desde a correção ortográfica até o uso de figuras de linguagem (no caso do Conto de humor, por exemplo, o uso da ironia). A edição é a seleção e organização desta melhoria feita ao longo do processo de revisão.
- Para esta aula, é necessário que os alunos tenham preparado previamente um Conto de humor. É altamente recomendável, portanto, que o professor siga a sequência de Produção textual que contempla as aulas 13, 14 e 15.