Atividade para impressão - Conto - LPO7_05SQA011
Plano de Aula
Plano de aula: Preparação para a leitura de um conto de humor
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Possível inibição e não participação dos alunos tímidos. Alguns alunos podem ter dificuldades em trabalhar em grupos.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, H. O riso. Zahar: Rio de Janeiro, 1983.
COSTA, F. M. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
DUARTE, V. M. N. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor Brincadeira, de Luís Fernando Veríssimo, que será lido pelos alunos. Se você desenvolveu o Plano 10, esse conto já foi utilizado.
- Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta.
- Provoque-os com algumas perguntas: Você conhece essa expressão? Quando ela é usada? Por quem ela é usada?
- Utilize os conhecimentos prévios que eles têm sobre o mundo do audiovisual/entretenimento para introduzir a finalidade da aula: Ensaiar a leitura de um conto, levando em consideração aspectos da oralização, para posterior gravação feita pelos próprios alunos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO