Atividade para impressão - Conto - LPO7_05SQA011
Plano de Aula
Plano de aula: Preparação para a leitura de um conto de humor
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Possível inibição e não participação dos alunos tímidos. Alguns alunos podem ter dificuldades em trabalhar em grupos.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, H. O riso. Zahar: Rio de Janeiro, 1983.
COSTA, F. M. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
DUARTE, V. M. N. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor Brincadeira, de Luís Fernando Veríssimo, que será lido pelos alunos. Se você desenvolveu o Plano 10, esse conto já foi utilizado.
- Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta.
- Provoque-os com algumas perguntas: Você conhece essa expressão? Quando ela é usada? Por quem ela é usada?
- Utilize os conhecimentos prévios que eles têm sobre o mundo do audiovisual/entretenimento para introduzir a finalidade da aula: Ensaiar a leitura de um conto, levando em consideração aspectos da oralização, para posterior gravação feita pelos próprios alunos.